Nova Zelândia

Por Emerson Santiago
A Nova Zelândia (New Zealand, em inglês; Aotearoa em maori) é um país independente localizado no Pacífico sul, formado por duas ilhas, a Ilha Norte e a Ilha Sul, além de algumas outras bem menores. A capital do país é Wellington, e sua área é de 270.500 km², um pouco maior que o Estado de São Paulo. A população é de 4 milhões e 420 mil habitantes, sendo a maioria descendentes de europeus e nativos maori, povo polinésio. As principais religiões são o cristianismo, a crença tradicional maori, além de algumas religiões sincréticas. Como línguas oficiais, o país adota o inglês e o maori. A moeda é o dólar da Nova Zelândia. Os Maori chamam sua pátria "Aotearoa", expressão que significa algo como "terra da longa nuvem branca".

Povos de ascendência polinésia já habitavam a atual Nova Zelândia cerca de 1000 anos antes da chegada dos maori, e posteriormente, dos europeus. Em 1642, o navegante holandês Abel Tasman foi o primeiro europeu a avistar as ilhas, chegando a realizar um esboço das costas ocidentais das duas ilhas principais. O capitão inglês James Cook explora todo o litoral do país em meio às suas três viagens ao Pacífico Sul a partir de 1769. No início do século XIX, o extrativismo, a caça às focas e baleias atrai um número moderado de colonos europeus à Nova Zelândia.

Em 1840 o Reino Unido assina um acordo com os chefes maori, o Tratado de Waitangi, no qual se firma a soberania britânica sobre as ilhas. No mesmo ano, é iniciado o processo de colonização europeu, e a sua gradual ocupação de terras leva ao conflito com os maori por volta de 1860. Durante esse período, muitos nativos morrerão devido às doenças e guerras.

O governo constitucional é estabelecido na década de 1850 e os maori ganham o direito a cadeiras no parlamento neozelandês em 1867. A pecuária começa a se expandir, e os fundamentos da economia moderna tomam forma na Nova Zelândia. A virada do século traz amplas reformas sociais que serão a base da versão neozelandesa de estado de bem-estar social.

A Nova Zelândia foi declarada um domínio da coroa britânica por meio de uma proclamação real, em 1907. Sua autonomia interna e externa foi conquistada através do Estatuto de Westminster em 1947, embora este tenha apenas formalizado uma situação que já existia de fato há muitos anos.

Os Maori recuperam-se gradualmente do declínio de sua população e, através da interação e casamentos com os europeus, adotam muito de sua cultura. Nas últimas décadas, o povo maori conquistou importantes direitos em meio à sociedade neozelandesa, o que valorizou muito de suas tradições.

Bibliografia:
New Zealand profile (em inglês). Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-pacific-15357770>. Acesso em: 14 set. 2012.
Background Note: New Zealand (em inglês). Disponível em: <http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/35852.htm>. Acesso em: 14 set. 2012.