Alpiste

Por Marilia Araujo
Alpiste
Alpiste
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Poales
Família: Poaceae
Gênero: Phalaris
Espécie: Phalaris canariensis

Alpiste (Phalaris canariensis) pertence à família Poaceae e gênero Phalaris. Morfologicamente apresentam folhas longas e finas, normalmente são herbáceas silvestres e suas hastes são ocas. Normalmente são utilizadas as sementes, porém podem ser utilizados os frutos também.

Para humanos a indicação mais comum do alpiste é para terapia de diurese, sempre recomendada e acompanha por um especialista. Mas também são indicadas para quem precisa ou quer emagrecer, sempre associada a uma dieta balanceada. É um grão muito rico em fibras, o que facilita o trânsito intestinal e auxilia o organismo na eliminação de toxinas ingeridas e absorvidas durante as refeições. Suas propriedades antiinflamatórias, regeneradoras de algumas funções hepáticas e pancreáticas ainda são objetos de constantes estudos e aprimoramentos de informações.

É também indicado para quem tem diabetes, pois suas propriedades também incluem aliviar ou sanar edemas e tratar a retenção de líquidos. Alguns estudos ainda trazem informações de que o alpiste pode ajudar no controle da pressão arterial, da acne, reduz o risco de desenvolver cancro e ainda promove eleva o crescimento de unhas e cabelos.  Há muitas maneiras de se ingerir este grão: em forma de chá, ou incrementando uma massa de pão com seus grãos, ou ainda depositar os grãos em uma salada, ou fazer uma espécie de farinha de alpiste e utilizá-la em sucos, sopas ou onde desejar.

Já para animais, principalmente as aves, o alpiste é o alimento de primeira necessidade.

Fontes:
http://pt.wikinoticia.com/estilo%20de%20vida/beleza/49894-alpiste
http://www.jardineria.pro/05-03-2009/plantas/alpiste-planta-medicinal
http://alinetienda.blogspot.com/2010/03/alpiste-para-emagrecer.html
http://artigos.estudiame.com/2010/02/09/existem-muitos-outros-beneficios-de-tomar-alpista/
http://www.planteinfo.no/artvis.php?tema=U&fam=Grasfamilien