Alamanos

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Os Alamanos eram um povo de origem germânica, também chamados de Alamanni, Allemanni ou Alemanni, preferiam se identificar como os Suábios. Esse povo germânico recebeu a denominação que se tornou marcante por obra dos romanos. Alamanos significava “o povo de todos os homens”.

Os Alamanos formavam uma aliança de cunho militar com tribos germânicas que viviam na região em torno do rio Meno. O caráter dessa aliança sempre foi agressivo, pois se uniram com o intuito de atacar a província romana Germânia Superior. Desde o século III, os Alamanos insistiram em se infiltraram pela fronteira romana do Reno-Danúbio. Durante séculos investiram nesse avanço, mas foram sempre contidos, muito em razão da força de oposição dos francos. Por sinal, na organização da aliança militar dos Alamanos o modelo que foi seguido foi justamente o dos francos.

A resistência enfrentada pelos Alamanos na tentativa de avançar sobre as fronteiras romanas obrigou-os a se desviarem e estabelecerem-se em outras localidades. A região que passaram então a ocupar é o que conhecemos hoje como Alsácia, Lorena, Baden-Wüttermberg e Suíça. A região do rio Reno passou a ser uma fronteira entre a localidade dos romanos e da Germânia tribal. Nas regiões que foram chamadas de Germânia Superior e Germânia Inferior, passaram a viver mesclados os germanos, os celtas e outras tribos etnicamente misturadas.

Com nova organização e estabilizados em novo território, os Alamanos partiram para o ataque contra a Germânia Superior e se tornaram, por fim, uma confederação na região que atualmente conhecemos como Alsácia. Após esta nova conquista territorial, os Alamanos continuaram se expandindo e alcançaram o Palatinado e parte das atuais Baviera e Áustria.

Com a extensão territorial e o poderio alcançado pelos Alamanos, logo se tornaram um Estado. Este oscilava como organização independente ou como território ocupado pelos francos. Foi durante o domínio dos francos que a referência ao território da Alamania, terra dos Alamanos, se popularizou como Allemagne, isso que, mais tarde, afirmou o nome do território como conhecemos hoje de Alemanha.

Hoje, a Alemanha é um território independente e um poderoso Estado europeu. Seu nome está diretamente ligado ao povo germânico Alamanos. Entretanto seus descendentes estão hoje divididos em regiões da França, Alemanha, Suíça e Áustria, locais onde se falam diferentes dialetos da língua alemã.

Arquivado em: Povos Germânicos