Analista de Suporte

Por Gabriel Andrade
A profissão de Analista de Suporte tem tido uma demanda muito grande pelo mercado de trabalho nos últimos anos. A informatização de várias empresas que estão seguindo as tendências do mercado é, em grande parte, responsável por essa crescente demanda. O profissional de Analista de Suporte é um especialista em tecnologias e hoje em dia é  indispensável para a criação da infra-estrutura de TI e manutenção da mesma.

Esse profissional deve ser altamente capacitado nas ferramentas usadas no mercado, geralmente tem curso superior e alguma certificação na área de suporte em um sistema operacional popular. Embora muitas vezes referido como um profissional da área de redes, a realidade é bem diferente, dependendo da sua experiência e sua especialização esse profissional pode dar suporte de aplicativos a usuários e até projetar a infra-estrutura de rede de uma empresa. Por ser essa área bem abrangente é necessário uma constante atualização das novidades de software e hardware no mercado e muita vontade de aprender.

O salário varia entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00, dependendo do segmento de atuação e da especialização. Muitas empresas hoje em dia pedem curso superior, mas para se destacar nessa área é obrigatório ter uma certificação, a mais importante é a MCSE + I (Microsoft Certified Systems Engineer), além das certificações da Brainbench (Instituto que certifica em vários tipos de ferramentas).

As empresas que se informatizaram recentemente, para reduzir custos, contratam profissionais com pouca experiência para suporte de primeiro nível a usuários e quando o problema é mais específico contratam uma empresa prestadora de serviços para resolver.

Fonte:
http://www.lanlink.com.br/interna.asp?pagina=113&area=3