Chefe de Cozinha

Por Gabriella Porto
O chefe de cozinha é o profissional responsável por organizar a cozinha de hotéis e restaurantes, elaborar cardápios e supervisionar o trabalho dos cozinheiros em restaurantes, hotéis, hospitais, residências, etc.

 

Chefe-de-cozinha. Foto: wavebreakmedia / Shutterstock.com

Chefe-de-cozinha. Foto: wavebreakmedia / Shutterstock.com

Quem prepara os pratos são os cozinheiros, os chefes planejam a execução do prato, o pré-preparo, o preparo, a finalização, a qualidade dos alimentos e os métodos de cozimento. Os cozinheiros são geralmente comandados por um chefe.

Para exercer a profissão, além de o profissional ter interesse pela área de alimentos e preparação dos mesmos, outras características indispensáveis são higiene, metodologia, bom senso, criatividade, responsabilidade, capacidade de liderança e feeling para novas experiências.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é necessário ser graduado em curso superior para se tornar um chefe de cozinha. Ao contrário dos gastrônomos, que precisam cursar Gastronomia. O chefe de cozinha precisa dominar as práticas culinárias, o que se adquire com a prática. Existem no mercado cursos de capacitação voltados para a área culinária, que permitem que o profissional se especialize e se renove, atualizando seus conhecimentos e adquirindo novos. Além disso, é importante que um chefe de cozinha tenha habilidades com administração, pois na ausência de um profissional da Gastronomia, fica sob a responsabilidade dele a função de administrar a cozinha do estabelecimento.

O mercado de trabalho para os chefes de cozinha é bastante amplo, podendo atuar em restaurantes, churrascarias, pizzarias, bares, lancherias, redes de lanchonete tipo fast food, instituições públicas e privadas: trabalhando com a confecção das refeições em grande escala em refeitórios de empresas, instituições, hospitais, penitenciárias, escolas, faculdades, ONGs; hotéis, spas, pousadas, cruzeiros e casas.

Além disto, a vida corrida que as pessoas levam nas grandes cidades principalmente, faz crescer a busca por alimentos rápidos e saborosos, além de alimentos prontos, o que aumenta a área de atuação deste profissional, que precisa estar atento às necessidades do mercado e sempre em busca de aperfeiçoamento.

Fontes:
http://brasilprofissoes.com/profissoes/chefe-de-cozinha
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chef