Designer Gráfico

Designer gráfico (conhecido também como programador visual ou comunicador visual) é o profissional encarregado de interpretar graficamente um conjunto de informações ou uma idéia. Embora não seja totalmente necessária graduação superior, recomenda-se que este profissional se forme em Comunicação Visual ou Desenho Industrial, uma vez que, tendo cursado uma universidade, fica mais fácil conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho. Além disso, o programador visual deve possuir sólidos conhecimentos de computação gráfica (edição de imagens), desenho, pintura, colagem e fotografia.

O designer gráfico pode trabalhar em diversos setores, tais como: homepages na internet e CD-ROMs, editoras (criação de capas de livros, por exemplo), agências de publicidade, televisão, revistas, cinema, criação de logotipos, embalagens e logomarcas, empresas de design, produção de audiovisuais, anúncios, desenvolvimento de programas de design em informática, projetos de produtos (desenvolvimento de produtos considerando seus aspectos funcionais, estéticos e utilitários), trabalho com animações (geração de vinhetas, por exemplo), produção de desenhos técnicos e ilustrações, aplicação e pesquisa de testes ergonométricos de todo tipo de móveis, administração de departamentos de design e gerenciamento de produtos industriais etc.

As principais características que este profissional deve possuir são: observação e criatividade aguçadas; sensibilidade artística; ousadia; senso estético; concentração; atenção aos detalhes; capacidade de análise, negociação e de saber ouvir críticas e sugestões; interesse pelas artes e habilidade para desenhar e de trabalhar em equipe.

Comumente, as atividades de um designer gráfico incluem a elaboração de orçamentos; a criação de esboços alternativos; reuniões com os clientes para identificar suas preferências e necessidades; levar ao cliente idéias e elaborar o desenho final escolhido por ele; realização de pesquisas de mercado para levar a seu cliente informações sobre seus concorrentes.

A maior parte das oportunidades de trabalho para este profissional está no setor privado. Atualmente o mercado de trabalho para o designer gráfico é muito amplo, mas também muito concorrido, visto que seu trabalho é de grande importância para alavancar as vendas. Isto acontece pelo fato de vivermos num mundo onde cada vez mais o aspecto visual é notado e valorizado.