Diretor de Produção

Por Ana Paula de Araújo
Além de captar recursos para a execução de um projeto cinematográfico, o produtor de cinema, também chamado de Diretor de Produção, tem outras importantes funções. Ele é responsável por tornar possível a realização de um projeto, montando um roteiro original e escolhendo a melhor maneira de utilizar os recursos disponíveis. Planeja e gerencia toda a produção de uma obra cinematográfica, desde o seu princípio até a sua conclusão, ou seja, até ela poder ser comercializada.

Ele tem poderes de decisão, e por isso pode ajudar nas contratações dos profissionais que estarão envolvidos em seu trabalho, como técnicos especializados em cada área (luz, som, cenário, etc.), artistas, fornecedores, empresas de transporte, entre outros. Também pode tomar decisões a respeito da alimentação e da hospedagem da equipe, dos pagamentos, do orçamento e das compras.

Enfim, é responsável por toda a infraestrutura da produção. Para realizar este trabalho tão árduo, evidentemente necessita de assistentes, aos quais ele mesmo delega tarefas. Há um cronograma a ser cumprido, mas devido às muitas ocupações do Diretor de Produção, ele pode delegar um assistente para verificar o cumprimento deste cronograma, especialmente no set de filmagens.

Vejamos algumas outras atividades a serem realizadas pelo produtor:

  • Aceitação ou distribuição do filme por uma produtora e/ou estúdio;
  • Pesquisas mercadológicas (público alvo, aceitação, retorno financeiro);
  • Financiamento para a produção;
  • Acertos de comissão entre as partes envolvidas;
  • Pesquisa de locações, figurino, sets, etc.;
  • Aprovação do cronograma da pré-produção, filmagem, edição e pós-produção;
  • Direcionamento para marketing, divulgação, publicidade, propagandas;
  • Ajustar a visão do diretor às necessidades do estudio (filmes de estudio);
  • Lidar com os problemas do dia-a-dia.

É como se o Produtor estivesse gerenciando a consecução daquela obra de arte, daquele filme, seriado, novela, programa de TV, etc. A sua capacidade de tomar decisões depende, portanto, de seu acordo com o diretor executivo e com a empresa para a qual ele trabalha.

Fontes:
http://www.cinemacomrapadura.com.br/rapaduracast/?p=4261
http://www.verdestrigos.org/wordpress/?p=1309
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/cinema/
http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI3014086-EI11800,00-CinemaRoteiro.html