Operador de Telemarketing

Foto: Africa Studio / Shutterstock.com

Foto: Africa Studio / Shutterstock.com

O profissional encarregado de entrar em contato telefônico com seu cliente, seja para vender algum produto, serviço, comunicar a existência de uma promoção, resolver problemas ou esclarecer dúvidas, registrar informações ou sugestões, reconhecer qual setor pode melhor atender o cliente é o operador de telemarketing. Quando é o cliente que faz a ligação, o telemarketing é denominado passivo. Quando é o operador que realiza a chamada, o telemarketing é chamado ativo. Seja como for, cabe a este profissional representar a empresa e personalizar o relacionamento com seus clientes.

Sempre que se faz necessário o contato entre a empresa e o cliente, é o operador de telemarketing que faz o papel de ligação entre ambos. Qualquer tipo de empresa em que este contato seja requerido pode contratar este profissional, seja num call center ou SAC (serviço de atendimento ao cliente). O operador de telemarketing pode ser funcionário da própria empresa ou trabalhar (terceirizado) para uma empresa que presta serviços de atendimento.

Normalmente para trabalhar nesta área o candidato deve ter concluído o ensino médio e possuir algumas qualidades como capacidade de trabalhar em constante pressão (além da grande quantidade de ligações, seus passos são monitorados e, em alguns casos, gravados); paciência; raciocínio veloz; boa dicção; dinamismo; simpatia; facilidade para conversar e habilidade para resolver problemas; educação; postura; capacidade de organização e metodologia. Além disso, as empresas desta área costumam dar cursos de treinamento e de aprimoramento par seus colaboradores.

O crescimento da competitividade entre as empresas fez com que elas procurassem atender de maneira diferenciada e eficaz seus clientes. Isto gerou um crescimento da oferta de emprego nesta área, portanto, o mercado de trabalho para este profissional é bem amplo.

Para trabalhar corretamente o operador de telemarketing deve estar atento a alguns itens como manter um suporte para os pés (afim de não atrapalhar a circulação do sangue nas pernas); ficar a uma distância de pelo menos 60 cm da tela do computador para não prejudicar tanto a vista; trocar o fone de ouvido de uma orelha para a outra a cada duas horas, fazer exercícios de alongamento antes e depois de terminar seu turno para evitar lesões causadas por exercícios repetitivos e manter uma postura adequada da coluna.

Arquivado em: Profissões