Professor

Professor é aquele profissional encarregado de dar aulas de diversas matérias englobadas no ensino superior, médio, fundamental, técnico, pós-graduação, profissionalizante e extracurricular. Além de tirar as possíveis dúvidas que seus alunos possam vir a ter, o papel do professor consiste em passar informações, incentivar o raciocínio e aguçar a curiosidade das pessoas às quais deve ensinar.

Para tornar-se professor é preciso estudar pedagogia (ciência que estuda o ensino) ou ter concluído qualquer curso superior e ter se especializado em pedagogia. Durante o curso de pedagogia são estudados tópicos como filosofia e psicologia geral, didática, filosofia da educação, sociologia, metodologia do ensino médio e fundamental e história da educação brasileira, entre outros.

Este profissional deve manter-se constantemente atualizado, seja através da participação em congressos, da realização de cursos e da leitura de material que possa torná-lo cada vez mais especializado em sua área. Dentre as qualidades pessoais necessárias para desenvolver adequadamente suas funções podemos destacar: capacidade de ouvir e saber colocar-se no lugar dos outros, capacidade de manter a disciplina, determinação, paciência, autoconfiança, raciocínio lógico, metodologia de ensino, etc.

As principais atividades exercidas pelo professor são preparar e aplicar avaliações aos alunos, sejam elas escritas ou orais; sanar as eventuais dúvidas de seus alunos; preparar com antecedência o conteúdo das aulas que serão por ele ministradas; organizar atividades realizadas em grupo para que seus alunos aprendam a trabalhar coletivamente; saber expor de maneira clara e adequada a cada grupo o conteúdo de cada matéria; avaliar a capacidade de cada aluno em absorver o que foi explanado; corrigir e dar nota às provas e trabalhos, etc.

A profissão de professor é uma das mais importantes, visto que, graças a eles é que todos nós somos alfabetizados e obtemos nossa formação profissional. No ensino público brasileiro infelizmente os salários pagos a este profissional são muito baixos e não condizem com sua importância e a nobreza de sua atividade.

Dentre as principais áreas de atuação podemos citar a educação acadêmica (escolas e universidades), o ensino de idiomas, artes ou esportes.

Arquivado em: Pedagogia, Profissões