Relações Públicas

O profissional de comunicação habilitado em Relações Públicas responde pela comunicação interna de uma corporação juntamente com os funcionários da empresa, oferece assessoria à imprensa e busca políticas para a integração com todos os outros públicos onde exista relacionamento com a instituição.

Os estudantes desta área terão como aprendizado noções de administração, marketing, opinião pública psicologia social, e recursos humanos, o período da graduação é de 4 anos e o piso salarial é de R$ 1.543,00.

Objetivos do Relações Públicas:

  • Colocar a empresa com uma reputação positiva, seja como marca, produto, entidade, uma organização governamental ou civil, ou pessoa física;
  • Gerenciar crises, relações da organização como todos os públicos;
  • Organizar eventos dentro do conceito da Instituição, visando sempre a estratégia e o relacionamento com o público;
  • Realizar pesquisa de opinião pública;
  • Produção de publicações institucionais;
  • Desenvolver relacionamento com a mídia;
  • Identificar potenciais patrocínios e fazer parceria.
  • Desenvolver canais de comunicação;
  • Desenvolver projetos de Sustentabilidade e de caráter social.

Hoje em dia o Relações públicas está enfrentando uma série de desafios devido a web. Estes desafios têm vindo mudar os objetivos e estratégias desta profissão.
Curiosidades

A partir de 11 de dezembro de 1967, a profissão passou a ser regulamentada no país pela Lei nº 5377 (regulamentada pelo Decreto nº 63.283, de 26 de setembro de 1968). Novos trabalhos foram desenvolvidos para organizar a efetivação da legislação.

O primeiro Departamento de Relações Públicas, foi criado no Brasil, surgindo dia 30 de janeiro de 1914. Pertencia à "Light" (The Light and Power Co. Ltda.), companhia canadense estabelecida no Brasil e concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo da cidade de São Paulo. A direção deste Departamento de Relações Públicas foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo.

A Lei nº 7.197, de 14 junho de 1984, o entitulou de pioneiro das Relações Públicas no Brasil, e foi estabelecido que o dia do seu nascimento seria o dia do Relações Públicas, dia 2 de dezembro, como o Dia Nacional das Relações Públicas.

Assista ao vídeo abaixo sobre o curso de Relações Públicas, produzido pela TV Unesp:

Arquivado em: Profissões