Pesquisa em Psicologia

Na realização de uma pesquisa cientifica em psicologia é necessário primeiramente a escolha de um tema (um problema de pesquisa) e um meio pelo qual essa pesquisa será executada na prática.

Uma tarefa importantíssima na pesquisa cientifica é a escolha do método utilizado, para isso existem diferentes tipos de pesquisa que norteiam o trabalho na sua execução, coleta de dados e conseqüentemente resultados. Desse modo, o tipo de pesquisa deve ser avaliado para utilização quanto aos seus meios, seus fins, ao tempo disponível, a disponibilidade do pesquisador, entre outros. Ou seja, o método de investigação dependerá do que o pesquisador está estudando exatamente.

Alguns tipos de pesquisas científicas em Psicologia:

  • Pesquisa de estudo de caso - É a pesquisa que privilegia um caso particular que seja significativo, ou seja, um fenômeno que seja suficiente para análise efetiva.
  • Pesquisa experimental - É um método utilizado para demonstrar uma relação causal - entre variáveis, ou seja, o pesquisador manipulará sistematicamente uma variável chamada de variável independente (VI) e as medidas de efeito sobre outra variável conhecida como variável dependente (VD). Métodos experimentais podem ser usados para determinar se a evolução da variável causa uma mudança em outra variável.
  • Pesquisa de Campo - É a pesquisa que o investigador precisa ir ao local onde o fenômeno ocorre e coletar informações a serem documentadas.
  • Pesquisa descritiva - Tais como estudos de caso e observações naturais não é possível utilizar um experimento, mas sim descreve os diferentes comportamentos ou fenômenos psicológicos da amostra ou população. A partir do resultado o investigador pode realizar um estudo correlacional que analisará a forma que as variáveis se relacionam.
  • Pesquisa bibliográfica - É a técnica que visa o recolhimento de informações previamente coletadas sobre o campo de interesse do investigador e tem como objetivo levantar materiais que seja fonte para o processo de pesquisa por meio de materiais audiovisuais, publicações de livros, artigos, monografias, imprensa escrita e etc.

Existem também muitos outros tipos de pesquisas cientificas que ajudam no desenvolvimento de coleta de dados e análise na psicologia assim como a pesquisa de laboratório, pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa, pesquisa exploratória, entre outras.

Compreendemos então que para definir o tipo de pesquisa cientifica mais apropriada é importante que vários pontos sejam observados quanto a sua execução, investigação e propostas, além da amostra ou população que farão parte desse processo. Para o pesquisador decidir o que os resultados dos estudos significam ele deve se apoiar na análise estatística, que confirmará ou não a hipótese pesquisada além de determinar sua significância em termos quantitativos e qualitativos.

Fontes:
http://www.psicologiananet.com.br/como-definir-e-escolher-o-tipo-de-pesquisa-em-psicologia-cientifica/930/ 
http://www.psicologiananet.com.br/pesquisa-cientifica-em-psicologia-metodo-e-tipo-de-pesquisa/307/
http://www.slideboom.com/presentations/94571/Tipos-de-pesquisa-em-Psicologia
http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/lapsam/texto%201b%20-%20TIPOS%20DE%20PESQUISA.pdf

Arquivado em: Psicologia