Indicadores químicos

Por Susana Lorena
Indicadores são substâncias utilizadas na química para saber se uma solução apresenta um pH ácido (menos que 7), básico (maior do que 7) ou neutro (7).

Geralmente as soluções indicadoras servem apenas para indicar se as soluções se encontram nessas faixas de pH, e não para identificar exatamente o pH da solução.

Uma experiência que você pode fazer em casa é preparar um indicador de repolho roxo.

A preparação é rápida, consistindo em picar as folhas do repolho roxo em pedaços e colocar para aquecer numa panela por cerca de meia hora. Isso fará com que a água extraia a pigmentação do repolho que nesse caso agirá como indicador. Filtrar a água para retirar os pedaços e deixar apenas o extrato de repolho.

No vídeo abaixo você pode ver passo a passo a preparação do extrato de repolho roxo que você pode usar como indicador de ácidos e bases. Assim como a adição do indicador em diversos materiais mostrando a mudança da coloração.

Tabela de pH de substâncias encontradas no dia a dia. (Fonte: Wikipedia)

Após a preparação, você pode testar o pH de diversas substâncias e materiais que você encontra na sua casa, como: Suco de limão, de laranja, clara de ovo, leite, leite de magnésio, saliva, vinagre, detergente, etc.

Nos laboratórios de química também são usados indicadores. Dois indicadores muito usados são a fenoftaleína (uma solução que se apresenta incolor em meio neutro e ácido, e apresenta uma coloração rosa em soluções básicas). A fita de pH é uma fita que apresenta diversos quadradinhos, quando embebida em uma solução cada quadrado muda para uma cor diferente, essas cores são comparadas com uma escala que vem impressa na embalagem podendo medir o pH com mais precisão em faixas menores de pH.

Outro exemplo de indicador natural é a flor conhecida como hortênsia. As cores das flores dependem do pH do solo. Em solos alcalinos elas são azuis, em solos ácidos elas são rosas.

Fontes:
http://educar.sc.usp.br/quimapoio/repolho.html
http://elementosqf.blogspot.com/2007/11/definio-de-ph-representa-grandeza-fsico.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hortênsia