Templo

A palavra “Templo” em geral, é o termo que define um edifício ou local consagrado ao culto religioso. Para os cristãos o templo é um lugar onde se manifesta a glória do Senhor, um lugar de adoração e de busca da presença Dele.

Esta palavra é mencionada na bíblia para definir a presença de Jesus num lugar. Antes de sua ressurreição as pregações eram ao ar livre em montes, praças ou nas margens dos rios, pois ele era a própria igreja!  Como local fechado, é citado em uma passagem em particular que demonstra a firmeza de Jesus a defender o templo como “Casa de oração”: “Depois, entrando no templo, expulsou os que ali vendiam, dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de oração mas vós as transformastes em covil de salteadores” (Lc 19:45)

Num segundo momento, após a sua ressurreição, Jesus teria dito que quando duas ou mais pessoas se reunissem Ele estaria presente e nunca abandonaria seu povo. Dessa forma, podemos entender que o que diferencia um templo de uma casa comum, é a união de duas ou mais pessoas reunidas na presença de Cristo, seja em palavras, canções, entre outros. E foi por esse motivo que os discípulos “estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus”(Lc 24:53)

Um templo não é definido somente por lugares, esta palavra é usada para se referir ao corpo de uma pessoa que crê Jesus cristo. De acordo com as escrituras, quando uma pessoa se torna cristã passa a ser parte do corpo de Cristo e se tornar um templo também da presença Dele. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Cr 6:19).

O entendimento do corpo de um cristão com um templo, bem como suas atitudes, falas, pensamentos, ações, etc, também é justificado pela afirmativa de Jesus de que os cristãos seriam o sal da terra "Vós sois o sal da terra, e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens" (Mt 5:13)

Entre essas e outras passagens, a afirmativa do Salmo 150:6  “Todo ser que respira louve ao Senhor”.

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993

Arquivado em: Religião