Tromboplastina

Por Marina Martinez
A tromboplastina, também conhecida como fator tissular ou Fator III, é uma substância presente nos tecidos e no interior das plaquetas (fragmentos celulares) cuja função é de transformar a protrombina em trombina na presença de íons Ca++, tendo um papel fundamental no processo de coagulação. Normalmente ausente no sangue, a tromboplastina é produzida por dois processos diferentes, constituindo o sistema intrínseco e o sistema extrínseco de coagulação.

O sistema intrínseco compreende os fatores da coagulação presentes no plasma, associados ao cálcio e plaquetas. Provavelmente o contato com uma superfície estranha diferente do endotélio vascular remove do sangue um inibidor da coagulação. Nessa eventualidade o fator XII (Fator Hageman) atua enzimaticamente, ativando progressivamente os fatores XI, IX, VIII, V e X da coagulação.

No sistema extrínseco, sucos tissulares ativam o fator VII. Este atua enzimaticamente, sobre os fatores V e X. O X funciona provavelmente como um substrato, sendo também comum aos dois sistemas. Sobre ele vão agir os produtos elaborados, dando origem ao ativador final da protrombina, transformando-a em trombina.

Conversão da Protrombina em Trombina

A conversão ocorre pela ação da protrombinase ou tromboplastina ativa, que hidrolisa a protrombina em presença de cálcio com formação de trombina.

A ação proteolítica da trombina sobre o fibrinogênio cinde esta molécula em peptídeos menores, formando monômeros de fibrina que se polimerizam formando fibrina. O fator XIII ativado resulta da ação da trombina e cálcio sobre o fator XIII e age neste momento, estabilizando a fibrina.

Após exercer sua função hemostática, o coagulo sofre fibrinólise, e é destruído para a completa reconstituição do vaso anteriormente lesado. O plasminogênio, por ação de ativadores teciduais e plasmáticos, é convertido em plasmina, uma fibrinolisina que produz a degradação da fibrina.

A hemostasia depende, portanto, da integridade de cada um dos fatores da coagulação, da parede vascular e dos tecidos que envolvem os vasos.

Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fator_tissular
http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/10/glo_id/12120/menu/2/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coagulação_sanguínea