Joanete

Por Débora Carvalho Meldau
Joanete é o nome popular do hallux valgus ou hálus valgo, que é um desvio lateral acentuado do primeiro pododáctilo, o hálux, mais conhecido como dedão do pé.

Existem dois fatores principais que estão associados ao surgimento do joanete: o histórico familiar da patologia e o uso inadequado de calçados com saltos finos e pontas estreitas. Todavia, pode ser causada também pelo excesso de peso.

Estima-se que aproximadamente 33% da população urbana apresentem algum grau de deformidade. Entre indivíduos que não possuem o hábito de usar calçados fechados, a incidência cai consideravelmente, ficando ao redor de apenas 2% da população.

A dor e o incomodo são agudos, e os tratamentos convencionais impedem que o problema evolua, mas não o curam, sendo, deste modo, necessária a intervenção cirúrgica.

Nos últimos anos, a cirurgia para remoção do joanete sofreu diversas modificações. Além das técnicas modernas serem mais eficazes, dispensa o uso de gesso, facilitando assim, a recuperação pós-operatória. Todavia, o procedimento exige algumas medidas e o uso de calçados fechados só pode ocorrer após 40 dias de realizada a cirurgia. Neste intervalo, o paciente pode utilizar apenas um calçado apropriado que proporciona apoio somente no calcanhar.

O procedimento cirúrgico é realizado com sedação e um bloqueio local na região do pé e do tornozelo, dispensando deste modo, o uso de anestesia geral ou na coluna. Existem mais de uma centena de técnicas cirúrgicas para a correção dessa patologia, sendo que a técnica deve ser escolhida de acordo com cada caso.

As chances da cirurgia não ser bem sucedida são mínimas, pois desde que o procedimento cirúrgico seja realizado corretamente e o paciente siga as recomendações pós-operatórias, provavelmente não haverá complicações.

Após a cirurgia, além de evitar o uso de sapatos fechados é necessário também evitar caminhadas desnecessárias, pois estas aumentam o edema, provocando dor e, consequentemente, retardando a recuperação.

Fontes:
Foto: http://confissoesdeumabailarina.blogspot.com/2010/12/joanetes.html
http://www.santalucia.com.br/ortopedia/joanete-p.htm
http://www.clinicadope.net/detalhe_texto.php?id_foto=105
http://www.fiquelinda.com.br/cirurgia-plastica/773-joanete.html
http://www.copacabanarunners.net/joanetes.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hallux_valgus