Sarcopenia

Por Natália Rangel
De acordo com o National Institute on Aging – NIH, 33% idosos sofrem com quedas. Neste cenário, o medo de cair e de todas as complicações que esta situação pode trazer se tornam preocupações centrais na vida daqueles com mais de 65 anos de idade. Mas porque o risco de cair aumenta à medida que envelhecemos?

Cientistas relacionam vários fatores de risco às quedas. Entretanto, a fraqueza muscular, especialmente nas pernas é considerado um dos mais importantes. A perda de massa muscular é comum com a idade, porém, é na faixa dos 60 que ela se torna clinicamente perceptível e suas conseqüências começam a incomodar no dia a dia, quando um simples ato de subir escadas ou ir à padaria se tornam sacrifícios, em função de piora na capacidade de locomoção e aumento na incidência de quedas, tornando idosos, pessoas dependentes.

Esse processo tem nome: sarcopenia. Condição que ocasiona a perda da força e qualidade dos músculos e que tem um impacto significante na saúde.

Alimentação e atividade física na garantia de músculos fortes

No entanto é possível minimizar a sarcopenia através de exercícios de fortalecimento dos músculos, também conhecidos como exercícios resistidos.
Este treinamento progressivo é capaz de aumentar substancialmente a força e o volume muscular dos mais idosos, e quando aliado ao uso de suplementação nutricional os ganhos são ainda maiores.

Isso porque mesmo com o exercício e uma dieta balanceada podemos não obter a nutrição necessária. De acordo com Daniel Kitner - Coordenador do Ambulatório de Geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE:

A chave para deter o processo de Sarcopenia é baseada no binômio alimentação-atividade fisica. A alimentação deve ser balanceada com todos os nutrientes essenciais. Contudo, particularmente os idosos, estão, com frequência, sob risco aumentado de Sarcopenia, sendo comum não atingirem as cotas nutricionais preconizadas. Nesses casos, é essencial o uso de suplementos balanceados”.

Portanto, o uso de suplemento nutricional completo e balanceado associado com a atividade física regular controlada traz melhora na capacidade funcional de pessoas na terceira idade, resultando em melhor qualidade de vida e maior longevidade. Sendo assim, o combate à sarcopenia é um assunto extremamente importante, à medida que reduz os riscos de quedas e fraturas, garantindo a independência e autonomia dos idosos.

Bibliografia:
Atualização sobre os benefícios da Suplementação Nutricional aliada a Atividade Física na saúde do idoso. – Abbott Nutrition
Publicação VII Fórum da Câmara Técnica de Medicina Desportiva – CREMERJ
http://www.copacabanarunners.net/quedas-idosos.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.