Laringe

Por Débora Carvalho Meldau
A laringe é um tudo de formato irregular, sustentado por peças cartilaginosas irregulares articuladas que une a faringe à traquéia. A cartilagem é a responsável pela manutenção da abertura da luz da laringe, garantindo sempre a livre passagem do ar. Este órgão consiste em uma série de cartilagens, sendo que as maiores, a tireóide, cricóide e a maior parte das aritenóides, são do tipo hialino, enquanto que as demais, são do tipo elástico.

Anatomia da Laringe humana.

Anatomia da Laringe humana.

A entrada da laringe é denominada glote, logo acima dele, existe uma estrutura semelhante a uma língua, conhecida como epiglote, funcionando como uma válvula. A epiglote é um prolongamento que se estende da laringe em direção à faringe, apresentando duas faces: uma dorsal e uma ventral. Quando há o movimento de deglutição, a laringe sobe e há o fechamento da sua entrada pela epiglote, impedindo a penetração do alimento nas vias aéreas.

A mucosa deste órgão forma dois pares de pregas que fazem saliência na luz laringeana. O primeiro par superior forma as falsas cordas vocais, conhecidas também por pregas vestibulares. O segundo par inferior, formam as cordas vocais verdadeiras. Quando ocorre a passagem de ar pela laringe, esses músculos podem contrair-se, modificando a abertura das cordas vocais levando à produção de sons com diversas tonalidades.

Seu revestimento epitelial não é uniforme durante todo o órgão. Na face ventral e parte dorsal da epiglote, bem como nas cordas vocais verdadeiras, o epitélio pode sofrer atritos e desgastes, portanto neste local, o epitélio é do tipo estratificado pavimentoso não queratinizado. Nas outras regiões é do tipo respiratório, possuindo cílios que batem em direção à faringe. Sua lâmina própria é rica em fibras elásticas e estão presentes também, pequenas glândulas mistas (serosas e mucosas) e sua submucosa não é bem definida.

Leia também:

Fonte:
http://www.pitt.edu/~crosen/voice/anatomy2.html
http://www.webciencia.com/11_08laringe.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Laringe
Histologia Básica – Luiz C. Junqueira e José Carneiro. Editora Guanabara Koogan S.A. (10° Ed), 2004.