Vênus

Vênus é o segundo planeta do sistema solar e o que tem o tamanho mais parecido com o da terra. Por isso ele é chamado de planeta irmão da Terra.

Embora mercúrio esteja mais próximo do sol, Vênus é bem mais quente (chega a mais de 464ºC) devido à alta pressão causada por sua atmosfera. A densidade da atmosfera de Vênus faz com que a pressão do ar ali seja 90 vezes maior do que a da terra. É como se você mergulhasse a 920 m abaixo do nível do mar.

A atmosfera de Vênus é composta basicamente por dióxido de carbono e nitrogênio sendo bastante espessa dificultando a observação de sua superfície. Para tanto são usados radares que emitem pulsos capazes de refletir na superfície do planeta a retornar permitindo, assim, o cálculo que permite descobrir sobre seu relevo.

Sua temperatura á bastante alta devido ao efeito estufa, causado pelo acúmulo de dióxido de carbono em sua atmosfera que age como se fosse uma barreira aos raios solares que entram e não conseguem escapar, sendo absorvidos pela camada de dióxido de carbono.

Conhecido como “Estrela d’Alva”, por ainda ser visível nas primeiras horas do dia, na mitologia Vênus estava associado à deusa do amor para os romanos. Entretanto, as características inóspitas de sua superfície denotam o sentido contrário. Rajadas de vento fortíssimas cortam o planeta inteiro.

Um dia em Vênus dura 243 dias terrestres, porém seu ano dura 225 dias (terrestres). Ou seja, os dias em Vênus são mais longos que os anos! Além do que, a rotação de Vênus ocorre no sentido contrário ao da terra – de oeste para leste.

Arquivado em: Sistema Solar