Priorado de Sião

Por Pedro Augusto Rezende Rodrigues
O Priorado de Sião é um grupo de variadas sociedades tanto verídicas como falsas das quais se destaca uma sociedade fraternal francesa fundada em 1956 por Pierre Plantard. Foi fundada inicialmente como uma associação na vila de Annemasse, na França. O pedido de autorização ocorreu em maio do mesmo ano, na sub-prefeitura de Policia de Saint-Julien-en-Genevois (Alta Sabóia, uma região da França) mediante uma carta assinada pelos quatro fundadores: Pierre Plantard, André Bonhomme, Jean Deleaval, e Armand Defago.

O nome da sociedade secreta faz referencia a região onde a própria foi fundada, o Mont Sion, onde os fundadores se reuniam com frequência. Segundo os estatutos do Priorado os principais objetivos desta sociedade eram:

"La constitution d'un ordre catholique, destiné à restituer sous une forme moderne, en lui conservant sont caractère traditionaliste, l'antique chevalier, qui fut, par son action, la promotrice d'un idéal hautement moralisateur et élément d'une amélioration constante des règles de vie de la personnalité humaine"1

tradução:

A constituição de uma ordem católica, destinada a restituir numa forma moderna, conservando o seu carácter tradicionalista, o antigo cavaleiro, que foi, pela sua acção, a promotora de um ideal altamente moralizante e elemento de um melhoramento constante das regras de vida da personalidade humana".

Outros itens do estatuto incluem também a prestação de serviços a Igreja Católica Francesa, e até mesmo os próprios membros fundadores do Priorado se diziam aliados da Igreja Católica e os descreviam como uma autentica sociedade Católica.

De acordo com certas divulgações de Pierre que foram recolhidas pelos autores anglo-saxões Henry Lincoln, Michael Baigent e Richard Leigh e que foram publicadas na obra conhecida como “The Holy Blood and the Holy Grail” de 1982, o Priorado de Sião seria uma sociedade secreta fundada em Jerusalém no ano de 1099 e que seus membro juram proteger um segredo acerca do Santo Graal, que é entendido por esses autores já citados como uma hipotética descendência humana de Jesus Cristo.

O Priorado tornou um assunto muito discutido na década de 60 e 80 do seculo XX. Na própria década de 80 foi dito pelo próprio Pierre Plantard que o Priorado não passava de uma conspiração com o objetivo de restaurar a monarquia francesa. Porém muito historiadores e estudiosos do assunto acreditam fielmente que que há um segredo sob o Santo Graal que envolve tal sociedade secreta.

Atualmente essa sociedade secreta é considerada pelas autoridades Francesas completamente extinta, já que não apresenta atividade perceptível desde da década de 50.

Fontes:
1 Pierre Jarnac, Les archives du trésor de Rennes-le-Château, Éditions Belisane, Nice, 1988, pp. 543.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Priorado_de_Sião