Misantropia

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Misantropia é a aversão ao humano e sua natureza.

O termo Misantropia tem origem grega ao unir os termos gregos ódio e homem. Ou seja, seu significado é ódio ao homem ou ódio ao ser humano. É utilizado para indicar as pessoas que vivem sozinhas em função desse sentimento ou para representar uma posição de desconfiança de um indivíduo para com a humanidade ou ainda indicar a tendência para antipatizar com as outras pessoas.

Os misantropos são os indivíduos que assumem essa aversão ao ser humano. Em geral, possuem antipatia pela humanidade e pelas sociedades, mesmo que tenham relações normais com família, amigos e cônjuges. Por isso, a Misantropia não indica necessariamente atitudes extremas. O misantropo não vive afastado do mundo ou é um assassino que mata para eliminar seu objeto de ódio, é apenas um indivíduo reservado, acostumado a desconfiar de todos que se aproximam. De hábitos mais restritos, não gostam de muita agitação, preferem ficar em casa a participar de festas e sofrem de variações de humor abruptas. Normalmente, são perfeccionistas no que fazem, por isso acabam se destacando. Principalmente porque dedicam grande parte do tempo ao trabalho.

A Misantropia é uma condição que apresenta seus sintomas desde cedo nas pessoas. Ainda criança, pode-se notar a tendência à Misantropia em crianças tímidas, caladas e com dificuldades de fazer amizade. Mais tarde, essas pessoas tendem a ser sarcásticas e irônicas, tornam-se muito observadoras e com personalidade forte. É comum ainda que sejam muito inteligentes.

A Misantropia pode ser causada por um sentimento de isolamento ou alienação social, no sentido de não se enquadrar nas características comuns da sociedade, ou mesmo pelo desprezo da humanidade. Uma das explicações para isso é o enfoque excessivo nos aspectos negativos da sociedade ou no medo da desilusão. O fator climático também tem sua parcela de contribuição, já que o frio estimula tais hábitos. Tudo isso afeta o indivíduo e o torna mais vulnerável a depressões. Mas o misantropo tem dificuldades de assumir sua condição, raramente refletem sobre suas condições.

Fonte:
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=AJ9DbURUaecC&oi=fnd&pg=PA9&dq=Misantropia&ots=5yDA7XUbV5&sig=qSt3jPkEGi2DpZf18sERgK2Suro