O que não fazer antes de falar em público

MBA em Comunicação Corporativa (Anhembi Morumbi, 2009)
Graduada em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2005)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Vai falar em público? Veja o que NÃO fazer antes da apresentação!

Os momentos que antecedem uma apresentação em público são muito importantes. Neles, temos o tempo do qual necessitamos para praticar a nossa fala, rever alguns detalhes técnicos e preparar a nossa mente e o nosso corpo para quando estivermos frente a frente com a plateia.

Durante as horas que antecedem a apresentação, algumas atitudes podem ser bastante prejudiciais, seja por aumentarem o nervosismo ou mesmo atrapalharem a nossa concentração. Conhecê-las (e saber o porquê de evitá-las) é essencial! Veja!

Não tente decorar as falas no último momento!

Quando vai chegando a hora de nos apresentarmos, é comum que o nervosismo aumente e provoque uma grande insegurança. “Será que estou preparado?”, “Será que não é melhor decorar o que vou dizer?” ou “O que pode dar errado na minha apresentação” são apenas alguns exemplos das muitas inquietações que vêm nos assombrar.

Quando o nervosismo está no controle, muita gente pensa que ter todo o discurso decorado é a melhor solução. E tentar fazer isso no último momento pode parecer uma boa ideia... Mas, definitivamente, não é.

Decorar as falas pode prejudicar (e muito!) uma exposição, especialmente se você resolve fazer isso pouco tempo antes de se apresentar! Quando alguém decora o discurso, perde a oportunidade de perceber melhor o ambiente e seus ouvintes, já que fica mais preocupado em lembrar palavra por palavra do que transmitir uma mensagem legal.

A melhor alternativa é praticar a sua apresentação, mas sem decorar. Se, minutos antes, o nervosismo falar mais alto, lembre-se que você praticou a sua fala e está preparado para encarar o público.

Não checar cabos, computadores, microfones e equipamentos é uma má ideia!

Você já presenciou uma falha técnica em cabos, microfones e equipamentos durante o discurso de alguém? Até os discursos mais fantásticos do mundo são MUITO prejudicados quando há interrupções devido a falhas desse tipo.

Não deixe a responsabilidade de checar equipamentos só para a organização do evento: chegue antes e cheque você mesmo, se puder. Além de evitar aborrecimentos com os aparelhos, você ficará mais tranquilo antes de se apresentar, sabendo que tudo funciona da forma como deveria.

A apresentação em público é o resultado de vários fatores: a performance do comunicador, o conteúdo da mensagem e, também, a parte técnica, que deve estar apta para ser usada, sem deixar o público e o apresentador em má situação.

Cuidados com o corpo: evite dormir tarde e comer comida pesada na véspera da apresentação!

Dormir bem é fundamental para que estejamos tranquilos e focados na hora da apresentação. Se dormimos tarde na véspera de nos apresentarmos, acordaremos com menos energia e disposição, o que é bastante prejudicial.

Pode ser que o nervosismo faça com que você perca o sono. Isso é normal. Mas, se isso acontecer, tente se distrair e relaxar. Passar a noite em claro, pensando na sua apresentação (e até mesmo praticando a sua fala repetidas vezes), não é uma boa ideia.

Comer comidas muito pesadas antes de uma apresentação em público é uma atitude que deve ser evitada. Refeições desse tipo provocam cansaço e desânimo, justamente o que não necessitamos na hora de falarmos em público.

Opte por comidas mais leves e saudáveis e evite alimentos gordurosos. Se estiver nervoso, escolha sucos naturais calmantes, como de maracujá ou limão. Com o corpo mais leve, a sua mente vai trabalhar melhor e você se sentirá disposto e animado na hora de discursar!

Um erro muito comum é consumir bebidas energéticas, como o café ou refrigerantes. Famosos por supostamente ajudarem a manter o foco, essas bebidas acabam aumentando a ansiedade e o nervosismo.

Não menospreze os cuidados com o seu corpo e com a sua mente antes de se apresentar! Procure evitar atitudes prejudiciais e evite surpresas indesejadas enquanto fala.

Arquivado em: Comunicação
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: