Tipos de águas minerais

Por André Luis Silva da Silva

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Categorias: Água
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Considerada no laboratório de pesquisa o solvente universal, á água é a molécula necessária ao desenvolvimento da vida e a primeira a ser investigada quando se pesquisa a possibilidade de vida em outro planeta. Na natureza, podemos encontrar diversos tipos de água, dependendo dos elementos que ela apresenta dissolvidos. Algumas delas são ótimas para beber, outras, no entanto, podem ser prejudiciais à saúde. Há fontes naturais de água em todos os estados físicos da matéria, e em uma boa diversidade de temperatura.

A água potável é aquela que se utiliza para diversos fins domésticos, destacando-se a necessária para beber e cozinhar. Esta água não deve apresentar nem cor nem cheiro, deve ser fresca e não deve apresentar impurezas. Com relação às partículas dissolvidas que apresenta, devem estar presentes sais minerais necessários ao equilíbrio orgânico. Além de partículas iônicas, a água potável apresenta também gás oxigênio dissolvido, razão pela qual a água fervida (que perde sua taxa desse gás) apresenta um “sabor” levemente distinto.

Em relação às águas minerais, a diferença fundamental para a água potável está em uma maior concentração iônica que apresentam. Essa concentração, que difere em relação à sua fonte, torna essa água quimicamente importante no que tange à bioquímica de nosso organismo. Os principais minerais encontrados nesse tipo de água são o cálcio e o ferro, excedentes em relação à água potável.

As águas minerais são formadas no subsolo; passam através das diversas camadas do solo e do subsolo, dissolvendo certos sais minerais existentes nessas camadas. Uma porção dessa água então aflora à superfície, gerando fontes ou nascentes de alta concentração em sais iônicos (minerais).

Os principais tipos de águas minerais encontradas cotidianamente são:

Referências:
LUFTI, Mansur; Os Ferrados e os Cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico, Ed. UNIJUI, Ijuí/RS – 1992.
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!