Caso nominativo (Nominativ)

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A língua alemã possui vários casos e declinações.  Este tema costuma ser de complexo aprendizado e que requer esforço dos estudantes. É necessário estudar os casos por parte, uma vez que se tratam de um tema longo.  O caso nominativo normalmente é ensinado primeiramente, pois é o mais simples e também o mais frequente.

O nominativo sempre aparece como sujeito da frase. Desta maneira praticamente todas as orações necessitam de um nominativo acompanhado de um verbo.  Todos os substantivos isolados no mundo encontram-se no nominativo. Quando o sujeito da oração encontrar-se acompanhado de um artigo, deve-se então utilizar a tabela do nominativo, a qual está representada na tabela abaixo:

Artigos definidos Artigos indefinidos
Der Ein
Die Eine
Das Ein
Die -

O uso do nominativo dentro das sentenças é relativamente simples, pois o mesmo irá normalmente suceder ou anteceder o verbo. Exemplos:

Como podemos observar nos exemplos acima, desde estruturas simples até mais complexas, apresentam sempre algum nominativo. Além disso, devido ao fato de o nominativo ser o sujeito da frase, pode vir acompanhado não somente de artigos, mas também de pronomes demonstrativos, possevivos, indefinidos etc. Exemplos:

A tendência do nominativo é estar no começo das frases. Entretanto é possível que o nominativo esteja até mesmo no final da frase. Isso ocorre quando há a intenção de colocar uma ênfase maior ao objeto da oração por exemplo. Vale lembrar porém que a língua alemã possui tendência de sujeito antes de objeto.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!