Números ordinais em alemão (Ordnungszahlen)

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os números ordinais surgiram para classificar os seres, objetos, características etc. em posições ou séries. Desta maneira quando falamos que um objeto vem antes que o outro ou algum fato ocorreu após ou antes de outro, normalmente usaremos os números ordinais, por exemplo: O carro azul ficou em primeiro e o vermelho em segundo.

A função dos números ordinais (Ordnungszahlen) em língua alemã é muito semelhante à função em língua portuguesa.  Existem apenas variações quanto o uso em determinadas situações. Para falar as datas em língua alemã costuma-se usar também os números ordinais por exemplo.

Antes de conhecer o emprego, é necessário entretanto conhecer a forma dos números ordinais em alemão. A tabela abaixo fornece um modelo de como os mesmos aparecem no idioma:

1. erste 6. sechste 11. elfte 19. neunzehnte
2. zweite 7. siebte 12. zwölfte 20. zwanzigste
3. dritte 8. achte 13. dreizehnte 20. einundzwanzigste
4. vierte 9. neunte 14. vierzehnte 30. dreißigste
5. fünfte 10. zehnte 16. sechzehnte 40. vierzigste

Em geral, usa-se o número cardinal, acrescido de um “t”, mais a declinação/terminação. Há porém algumas exceções importantes, como o caso dos números destacados na tabela. A partir do número 20, deve-se acrescentar “st”. Exemplos:

Os números ordinais estão extremamente ligados aos cardinais. Dentro de sentenças, os mesmos se comportam como adjetivos. É necessário portanto decliná-los conforme cada gênero e caso. Assim sendo, a terminação apresentada na tabela é apenas um exemplo, pois a mesma pode variar pela declinação. Exemplos:

Em língua alemã usa-se um ponto para indicar um número ordinal quando escrito como símbolo. Não é comum aparecerem números ordinais muito grandes, mas as terminações a partir do número 20 serão sempre “st” mais declinação. Exemplo:

De maneira geral, a forma dos números ordinais em alemão é relativamente simples. O principal desafio encontra-se no correto emprego de sua terminação.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!