Substantivos em alemão

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os substantivos são usados dentro de uma língua para dar nome a um ser, objeto, ação, características, sentimentos etc. Desta forma podem ser caracterizados como concretos ou abstratos. Por exemplo quando temos um objeto pequeno, de plástico, com uma tampa em cima e que usamos para levar água dentro, chamamos esse objeto de garrafa. A palavra garrafa é portanto um substantivo, pois a mesma remete ao objeto descrito anteriormente. A palavra decepção também é um substantivo. Apesar de não remeter a algo concreto, visível ou apalpável, é o nome que damos em situações de insatisfação com algum resultado por exemplo.

Uma estratégia para reconhecer um substantivo é a necessidade de um artigo quando isolamos a palavra. No caso da Língua Portuguesa “o” ou “a”. Portanto, caso houver dúvida se a palavra “Garrafa” é ou não um substantivo, isole-a e tente colocar um artigo. Exemplo: “Garrafa” > A garrafa. Conclui-se que se trata de um Substantivo.

Assim como no português, existem vários exemplos de substantivos na língua alemã. Eles podem vir acompanhados dos artigos masculino feminino ou neutro, no caso: der, die ou das respectivamente.

Artigos
DER = Artigo masculino DIE = Artigo feminino DAS = Artigo neutro
Exemplo: Der Mann Exemplo: Die Banane Exemplo: Das Buch

Assim temos alguns exemplos tanto de substantivos concretos quanto de abstratos acompanhados dos artigos acima. No caso da língua alemã, todos os substantivos são escritos com a primeira letra maiúscula, tornando-se fácil reconhecer um substantivo no meio de um texto, pois até mesmo no meio de uma oração, este mesmo virá escrito com a primeira letra maiúscula.

Praticamente todas as orações possuem pelo menos um substantivo e um verbo. Dentro da gramática os substantivos de uma oração podem vir como sujeitos ou objetos. Exemplos:

Quando o Substantivo está acompanhado de um artigo indefinido, o mesmo concorda com o gênero do substantivo. Exemplos:

Para finalizar, vejamos alguns exemplos com substantivos abstratos:

Como podemos observar, o uso dos substantivos em língua alemã assemelha-se muito ao uso em língua portuguesa. Uma diferença maior é possível observar na grafia, uma vez que como visto nos exemplos acima, todos são escritos em letra maiúscula, independentemente da posição na frase.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!