Yakult

Por Felipe Araújo
Categorias: Alimentos, Empresas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O surgimento do Yakult nos remete ao ano de 1925, época em que o Japão passava por um surto de infecções gastroinstestinais. Buscando uma solução para este problema, o Dr. Minoru Shirata começou a estudar os lactobacilos intestinais, visando utilizar tais organismos para prevenir enfermidades. Cinco anos depois, após muitas pesquisas, o doutor encontrou um organismo com resistência aos ácidos produzidos pelo estômago. Este lactobacilo inibia a propagação de bactérias prejudiciais ao intestino, ajudando as crianças japonesas que estavam com problemas estomacais. Na época, isso causou uma revolução na área de saúde, e os microorganismos acabam ganhando o nome de seu criador: Lactobacillus casei Shirota.

No ano de 1935, no Japão, é lançado o Leite Fermentado Yakult, que continha leite desnatado e fermentado pelos Lactobacillus vivos descobertos por Shirota. O produto precisava ser facilmente encontrado e estar próximo da família japonesa. Por isso, em 1963, foi adotado um processo de distribuição de casa em casa, as mulheres que comercializavam o produto foram chamadas de “Yakult Ladies”.

Um ano depois, após o sucesso em sua terra natal, a Yakult inicia suas atividades em Taiwan e se expande com sucesso para a Oceania, Europa, Américas e Ásia. Utilizando o mesmo método de distribuição, a empresa tinha a política de respeitar as características de cada país em que se instalava, conquistando muitos consumidores.

A companhia chega ao Brasil em 1966. Dois anos depois, instala uma planta fabril em São Bernardo do Campo e inicia a produção, distribuição e comercialização do leite fermentado. Após a boa aceitação dos brasileiros e da cultura das “Yakult Ladies” no país, conhecidas como “Mulheres do Yakult”, a empresa expande suas ações para Lages, em Santa Catarina, implantando uma unidade industrial mais focada na produção de suco de maçã concentrado e aromas naturais.

Durante os anos 80 e 90, a Yakult lançou novos produtos para públicos segmentados. Para os homens, criou o Taffman-E, que fazia reposição de nutrientes perdidos em atividades diárias. Em 85, apresenta o Tonyu, seguidos do Yodel e outras inovações. Em 99, é inaugurada uma fábrica em Lorena, interior de São Paulo.

Em 2000 é lançado o Hiline, desenvolvido especialmente para mulheres na reposição de nutrientes. Quatro anos depois, a Yakult marca presença no principal centro empresarial do Brasil. Seu prédio administrativo central é inaugurado na Avenida Paulista. Em 2005, uma segunda unidade fabril é implantada em Lages.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yakult
https://web.archive.org/web/20191106210904/http://www.yakult.com.br:80/Yakult/default.aspx?mn=200&c=215&s=0
https://web.archive.org/web/20120808081517/http://www.yakultusa.com:80/Company/AboutUs.php

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!