Miologia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Anatomia, Sistema Muscular
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A miologia é a parte da anatomia responsável por estudar os músculos e seus anexos. O músculo é definido como uma estrutura anatômica capaz de se contrair quando devidamente estimulado, em outras palavras, é  capaz de diminuir sua longitude mediante um estímulo.

Não se sabe ao certo quantos músculos existe no corpo humano. Estudiosos antigos apontavam diferentes valores, como: Chaussier (368), Theile (346) e Sapey (501). Nos dias de hoje, a maioria dos pesquisadores sugere números mais altos, embora não haja um consenso. Um professor da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa sugere que o total de músculos seja de 637.

Em miologia, os músculos são divididos em três grupos com relação à sua função fisiológica:

Na miologia, os músculos são também classificados quanto a sua localização: músculos superficiais ou cutâneos e músculos profundos ou aponevróticos. Este primeiro tipo encontra-se logo abaixo da pele, possuindo inserções na parte profunda da derme. Já o segundo tipo (músculos profundos) encontram-se abaixo de bainhas aponevróticas de revestimento. A maioria desses músculos possui inserções ósseas, sendo, portanto, parte integrante do sistema de locomoção dos seres humanos. Podemos encontrar também esse tipo de músculo, ligados à órgãos dos sentidos, ou em associação com órgãos do sistema digestivo.

Os músculos que se encontram paralelos ao eixo longitudinal do corpo, recebem o nome de rectilíneos. Ao passo que vão se inclinando sobre esse eixo, recebem o nome de oblíquos e transversos.

Os músculos são classificados também quanto ao seu aspecto exterior, podendo ser considerado:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miologia
https://web.archive.org/web/20080911134130/http://www.urisan.tche.br:80/~ckonrat/anat_mio.pdf
https://web.archive.org/web/20100326022127/http://www.anatomiaonline.com:80/miologia.htm

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!