Beagle

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Cães
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O Beagle é uma raça canina de porte médio, do tipo sabujo, originários da Grã-Bretanha, onde atualmente é muito utilizado como cão de caça.

Esta é uma raça muito antiga, sendo que há relatos de sua existência desde o século III. Foi muito privilegiada durante o reinado do rei Henrique VIII e da rainha Elizabeth I. Nesta época eram descritas três variedades:

Os primeiros exemplares da raça foram introduzidos primeiramente na França, no ano de 1980, sendo criado em 1914 o Clube Francês do Beagle.

Padrão Racial

Cão Beagle. Foto: Grzes1966 (Own work) [GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons

Os animais dessa raça medem cerca de 35 a 45 cm de altura e seu peso varia de 15 a 23 kg.

Seu pêlo é curto, denso e resistente, com pelagem tricolor (branca, preta e marrom) ou bicolor (branca e marrom ou branca e preta).

Possuem longas orelhas, de inserção alta, textura fina e pontas arredondadas, chegando até a altura do queixo. Os olhos são de tamanho médio, longes um do outro, castanho-escuro ou avelã, com expressão meiga.

Possuem uma aparência vigorosa, de constituição compacta. O pescoço  é longo; peito largo e profundo; dorso nivelado e firme; lombo curto e forte; ventre ligeiramente esgalgado. Sua cauda possui comprimento médio, é espessa e firme. Os membros são bem musculosos, especialmente os posteriores; suas patas são compactas e firmes, bem arqueadas e com coxins plantares (“almofadas”) duros.

Temperamento

São animais alegres, audaciosos, muito enérgicos e determinados. Não apresentam agressividade, timidez e nem egoísmo. É muito corajoso, resistente e possui um excelente faro, sendo, portanto, muito utilizado como cão de caça. Conduz a matilha e realiza seu trabalho de caça sozinho, aos pares ou com todo o grupo.

Por ser muito afetuoso, este animal de estimação é para toda a família. No entanto, é preciso realizar um treinamento rígido para conviver em harmonia com esses animais para assegurar obediência, já que possuem muita energia.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beagle
https://web.archive.org/web/20150413225411/http://saudeanimal.com.br/beagle.htm
https://web.archive.org/web/20210125042837/https://www.suapesquisa.com/cachorros/beagle.htm
http://www.guiaderacas.com.br/beagle.shtml
https://web.archive.org/web/20120806175105/http://cateldevanzare.ro:80/index.php?pg=dogs&cat=3&pid=4

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!