Exercícios - Níveis de organização em biologia

Lista de exercícios relacionados com os Níveis de Organização em Biologia.
Ler artigo Níveis de organização em biologia.

Exercício 1: (UFF 2010)

Os seres vivos possuem composição química diferente da composição do meio onde vivem (gráficos abaixo). Os elementos presentes nos seres vivos se organizam, desde níveis mais simples e específicos até os níveis mais complexos e gerais.

Assinale a opção que identifica o gráfico que representa a composição química média e a ordem crescente dos níveis de organização dos seres vivos.


Exercício 2: (UFPB 2009)

A descoberta dos microscópios de luz (óptico) e eletrônico permitiu muitos avanços nas diversas áreas da Biologia. Um microscópio de luz pode apresentar um poder de resolução 1200 vezes maior que o do olho humano e o eletrônico, 250 mil vezes. Utilizando-se um microscópio de luz, é correto afirmar que é possível observar os seguintes níveis de organização da vida:


Exercício 3: (URCA 2016/2)

O Endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. Essas glândulas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios, que regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto as alterações hormonais podem provocar diversas doenças, envolvendo o organismo como um todo, a Diabetes é uma delas. Neste contexto sabemos que: “Um homem diabético têm um problema de funcionamento do pâncreas, que produz pouca ou nenhuma insulina, hormônio relacionado ao metabolismo dos açúcares. No diabético, a glicose presente no sangue atravessa a membrana plasmática com dificuldade; dessa forma, as mitocôndrias ficam privadas do açúcar necessário ao seu funcionamento e acabam por queimar outras substâncias da unidade fundamental do ser vivo para a obtenção de energia”.

Os termos sublinhados no texto correspondem, respectivamente, aos seguintes níveis de organização em Biologia: