Marcapasso

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Cardiologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O marcapasso é um dispositivo utilizado na medicina, implantado no peito ou abdômen, que tem por objetivo regular os batimentos cardíacos. Isto é alcançado por meio de um estímulo elétrico disparado pelo dispositivo quando o número de batimentos dentro de um determinado intervalo de tempo encontra-se alterado (arritmia), resultante de algum problema na condução do estímulo cardíaco, antes de alcançar os ventrículos. As arritmias cardíacas podem levar a sintomas como fadiga, falta de fôlego ou desmaio, e quando muito severas, pode danificar órgãos vitais, podendo causar inconsciência e até morte.

Os primeiros marcapasso fabricados ficavam externamente ao corpo do paciente e não muito seguros, uma vez que havia a possibilidade de eletrocutar o seu portador. Hoje em dia esse dispositivo diminuiu de tamanho, sendo implantado no corpo do paciente, pois é hermeticamente selado em uma cápsula de metal (normalmente titânio), possuindo pilhas recarregáveis por meio de terminais externos.

Durante uma arritmia cardíaca, o marcapasso pode:

Existem dois tipos de marcapasso: provisório e definitivo. O primeiro é  utilizado para tratar alterações cardíacas temporárias, como batimentos lentos causados por ataque cardíaco, cirurgia cardíaca ou overdose de medicamento. Este também é usado durante emergências até a implantação do marcapasso definitivo, ou até que a condição temporária seja solucionada. Já o definitivo é utilizado no controle de problemas de ritmo cardíaco a longo prazo.

Depois de realizado o implante, o paciente deve seguir algumas recomendações:

Embora o marcapasso seja um aparelho eletrônico muito seguro, pode acontecer de falhar. Estas falhas podem ser corrigidas, na maior parte das vezes, com o auxilio de aparelhos externos responsáveis por reprogramar o marcapasso. Raras vezes se faz necessária a realização de uma cirurgia para resolver o problema.

Não  é possível fazer uma previsão exata do tempo de duração das pilhas do marcapasso. Habitualmente, estas apresentam um prazo programado que varia conforme o tipo de marcapasso (5-8 anos ou até mais). Todavia, este prazo pode não ser alcançado, podendo apresentar desgaste anormal, durando menos, ou então, pode durar mais tempo do que o previsto. Durante as avaliações que devem ser realizadas periodicamente pelo médico, é possível avaliar se está havendo desgaste anormal das pilhas ou, quando possível, reprogramar a energia para aumentar o período de duração do marcapasso.

Quando é observado um desgaste anormal das pilhas, estas devem ser trocadas, não é possível recarregá-las. Para solucionar o problema, é feita a troca da caixa do marcapasso, realizada por meio de uma pequena cirurgia.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20140112133252/http://www.incor.usp.br:80/marcapasso/orientacao_mp.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marca-passo
https://web.archive.org/web/20110724030148/http://boasaude.uol.com.br/Lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4170&ReturnCatID=357
https://web.archive.org/web/20170910195716/http://www.macamp.com.br:80/variedades/MarcaPasso.htm
https://web.archive.org/web/20200806194606/http://www.arritmiacardiaca.com.br:80/p_entendendo07.php
http://www.copacabanarunners.net/marcapasso-cardiaco.html
Ilustração: http://www.topnews.in/natural-solution-artificial-heart-pacemakers-may-be-possible-2149999

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!