Exercícios - Mitocôndrias

Questões de vestibulares e concursos sobre as organelas chamadas Mitocôndrias.
Ler artigo Mitocôndrias.

Exercício 1: (VUNESP 2009)

Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas com forma de bastonetes, delimitadas por duas membranas lipoproteicas. Com relação a essa organela, pode-se afirmar que:


Exercício 2: (Enem 2014)

Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas.

Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a:


Exercício 3: (UDESC 2017/2)

As mitocôndrias são estruturas citoplasmáticas em formato de bastão com um tamanho de aproximadamente 2 μm.

Analise as proposições em relação à estrutura citoplasmática e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O número de mitocôndrias é igual para os diferentes tipos celulares.
( ) No interior delas ocorrem reações com moléculas orgânicas que acabam formando gás carbônico e água.
( ) São capazes de se autoduplicarem, pois possuem DNA próprio.
( ) Estão presentes também nos procariontes, como bactérias e algas verdes.
( ) Têm origem materna nos seres vivos com reprodução sexuada.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.


Exercício 4: (Acafe 2015/2)

Entre as organelas celulares presentes nas células eucarióticas encontram-se as mitocôndrias. Elas são responsáveis pela produção de energia no interior da célula, sendo bastante numerosas principalmente em células onde a demanda por energia for muito grande, como por exemplo, células nervosas.

Acerca das informações acima e dos conhecimentos relacionados ao tema, analise as afirmações a seguir.

I - O ATP, ou adenosina trifosfato, é a molécula responsável por maior parte das trocas energéticas a nível celular num organismo, catalisando reações, ativando proteínas e enzimas. Essa molécula consiste numa adenosina (formada a partir da base azotada adenina, ligada a uma pentose) ligada a três grupos fosfato.
II - A fotossíntese e a respiração são os processos mais importantes de transformação de energia dos seres vivos, mas a fermentação e a quimiossíntese também são processos celulares de transformação de energia em alguns seres vivos.Na fermentação, a energia liberada nas reações de degradação é armazenada em 38 ATPs, enquanto na respiração aeróbica e anaeróbica são armazenados 2 ATPs.
III - Metabolicamente falando, a fotossíntese e a respiração são reações inversas. A matériaprima utilizada para reação da fotossíntese (os reagentes CO2 e H2O) são os produtos da reação da respiração. O inverso também é verdadeiro, ou seja, a matéria-prima utilizada para a reação da respiração (os reagentes C6H12O6, O2 e H2O) são os produtos da reação da fotossíntese.
IV - A degradação da glicose na respiração celular se dá em três etapas fundamentais: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. A glicólise e a cadeia respiratória ocorrem no hialoplasma da célula, enquanto o ciclo de Krebs ocorre no interior das mitocôndrias.
V - A fotossíntese ocorre em duas grandes etapas, que envolvem várias reações químicas: a primeira é a fase clara (também chamada de fotoquímica) e a segunda é a fase escura (também conhecida como fase química).

Todas as afirmações corretas estão em: