Tintas

Por Walber Freitas
Categorias: Compostos Químicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As tintas apresentam em sua constituição basicamente: um polímero e um solvente. O polímero que é uma suspensão homogênea de resina chamada de veículo não volátil e pigmento, já o solvente, veículo volátil. Contudo, em alguns tipos de tinta com propósitos predefinidos é necessário o incremento de outras substâncias chamadas de aditivos aos quais apresentam características que são atribuídas a solução como um todo, tais como: anti-mofo, antiespumante, plastificantes, secantes, dentre outras. Segue abaixo um detalhamento geral sobre os itens de composição das tintas.

A fabricação obedece a uma série de etapas sequenciadas onde a formulação adequada deve ser rigidamente observada e obedecida:

  1. Controle de qualidade da matéria-prima;
  2. Pesagem das matérias primas de acordo com a formulação;
  3. Pré-mistura - junção dos pigmentos, aditivos e resinas em dispersores de alta rotação;
  4. Moagem - na pré-mistura a pasta obtida passa pelo moinho para ser dispersada, de maneira homogênea, em películas finamente divididas. Existem inúmeros tipos de moinho, a utilização de cada um obedecem características predefinidas do produto fabricado;
  5. Complementação - o produto obtido na moagem, ainda com alto grau de concentração, é levado para tanques providos de agitadores onde se completa a formulação, através da adição de solventes, resinas e demais matérias-primas;
  6. Tingimento - onde é realizado a regulagem da cor da tinta para o padrão estabelecido;
  7. Controle de Qualidade - nesta etapa os produtos são submetidos a rigorosas análises. Aprovando-se, segue para os recipientes de embalagem.
  8. Transporte - os produtos são catalogados e enviados para armazéns, lojas, para o consumidor final.

Referências Bibliográficas:
(1) PETRUCCI, Eladio, Materiais de Construção, 6a ed., Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1974.
(2) VERÇOSA, Enio, Materiais de Construção,
(3) http://www.arquiteturaufes.hpg.ig.com.br/pintura/composição.html apud http://www.cetem.gov.br/publicacao/series_srmi/srmi-08.pdf. Acessado em 19/082012.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!