Inventor da Pilha - Alessandro Volta

Por Felipe Araújo
Categorias: Biografias, Curiosidades
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Nascido na cidade pitoresca de Como, na Itália, quando pequeno, Alessandro Volta só conseguiu falar aos quatro anos de idade, fazendo com que  seus pais e membros da nobreza local achassem que ele tivesse retardamento mental. Após a morte de seu pai, seu tio decidiu enviá-lo para que fosse educado pelos jesuítas. Então Volta estudou filosofia, retórica e demonstrou atenção especial para a poesia. Girolamo Bonesi, um de seus professsores, tentou fazer sua cabeça para que seguisse o caminho religioso, mas Volta manteve seus interesses iniciais em filosofia e acabou recusando. Nesta época ele começa a demonstrar um profundo interesse pelo estudo da eletricidade.

Ao completar 17 anos, Volta começa a trocar correspondências com Cesare Beccaria, um cientista e filósofo de Milão e com Jean-Antoine Nollet, que era um grande estudioso francês da eletricidade. Após adquirir certo conhecimento no assunto, Volta escreve em latim o seu primeiro estudo científico chamado De vi attractiva ignis electrici ac phaenomenis inde pendentibus (Sobre a força atrativa do fogo elétrico e fenômenos relacionados). Com este estudo, ele obteve uma indicação para lecionar física em uma escola local.

Com esta nomeação, teve mais motivação para fazer experimentos com a eletricidade, descobrindo no ano de 1774 o eletróforo, máquina capaz de produzir eletricidade estática. Apesar de receber o título de inventor deste sistema, alguns historiadores apontam que o eletróforo foi inventado três anos antes.

Quatro anos depois, Volta assume a cadeira de física experimental na Universidade de Pavia. No ano de 1791, Luigi Galvani, médico da Universidade de Bolonha, mandou à Volta o seu estudo sobre como pernas de rã recentemente dissecadas se contorciam quando entravam contato com metais. O estudo indicava que, quando Galvani tocava dois pontos da musculatura de uma rã com dois arcos de metais diferentes, as patas do animal se contorciam. Desta observação concluiu-se que as pernas da rã apresentavam soluções diluídas em sais, fenômeno também observado no funcionamento das pilhas.

Contudo, volta não se satisfez com o estudo de Galvani e concluiu que não era o tecido animal que gerava a eletricidade, mas, sim, era um condutor de energia elétrica. Após uma série de discussões com Galvani, Volta apresenta a primeira pilha, utilizando pares de metais dissimilares como prata e zinco, separados por discos de papelão umedecidos com uma solução salina e ligados em série.

Alessandro Volta faleceu no dia 5 de março de 1827, mas deixou um grande legado científico para a humanidade. Seus estudos influenciaram outros estudiosos a aprimorarem o campo da eletricidade. Um bom exemplo é John F. Daniell, que deu continuidade a uma pesquisa de Volta e descobriu bateria de chumbo ácido em 1959.

Fontes:
http://www.oficinadoestudante.com.br/sistemaNews/uploads/imagens_correcoes/correcao_online_oficinadoestudante_fuvest_2011_660.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alessandro_Volta
http://www.hottopos.com.br/regeq4/invention.htm
http://www.rsc.org/chemistryworld/Issues/2011/June/VoltasPiles.asp

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!