Discromia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Dermatologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Discromia consiste em um termo médico utilizado para descrever anomalia ou alteração na pigmentação da pele.

A etiologia da discromia é diversificada, podendo ser causada pela exposição aos raios ultra-violetas (UV), alterações dos níveis hormonais, reações alérgicas, alterações genéticas, estresse psicológico, acidentes mecânicos (como, por exemplo, queimadura), entre outros. Dentre os locais mais comumente afetados estão: face, braços, mãos, ombros, costas e pernas.

Classifica-se a discromia em dois tipos: hipodromia e hipercromia.

Hipocromia

Este tipo de discromia caracteriza-se por apresentar pouca pigmentação. O tipo mais comum é o vitiligo. Esta patologia é de difícil tratamento; contudo, algumas técnicas, como, por exemplo, a micropigmentação, podem melhorar a estética da área despigmentada.

Hipercromia

Este tipo de discromia caracteriza-se por apresentar excesso de pigmentação.  São diversos os tipos de hipercromia, dentre eles estão:

A melhor forma de evitar a discromia ocasionada pela exposição aos raios UV é utilizar protetores com alto fator de proteção solar e de amplo espectro.

Durante o período de tratamento das discromias, é de extrema importância evitar ao máximo a exposição à luz solar, pois somente um dia já é suficiente para reverter meses de tratamento.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Discromia
http://www.saudebeleza.net.br/index.php/servicos-tratamentos/medicos/discromias-manchas-pele.html
http://pt.wikiversity.org/wiki/Discromias_Cut%C3%A2neas_e_Despigmentantes
http://mundoestetica.com.br/discromia-melasma-cloasma

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!