Eritema ab igne

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Dermatologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O eritema ab igne trata-se de uma lesão de pele reticular pigmentada com telangiectasias decorrente da exposição prolongada ao calor (acima de 45°C).

Dentre as causas estão as diferentes fontes de calor, como bolsa de água quente, braseiros, fornos, laptops e radiadores a vapor quando situados próximos à pele. Além disso, já foram relatados casos de eritema ab igne ocasionados por tratamentos fisioterápicos para dor crônica, utilizando ultrassom e diatermia de ondas curtas para promover uma vibração exacerbadamente veloz nos tecidos de forma a gerar calor e, como consequência, dilatação local e minimização da dor.

Comumente consiste em uma lesão assintomática, mas que pode vir acompanhada de ardência e prurido. Outras manifestações clínicas características incluem hiperpigmentação reticulada, leve descamação, atrofia epidérmica e telangiectasias. Os locais do corpo mais acometidos são o abdômen, os membros inferiores e superiores, as mãos e as costas.

Histopatologicamente, é  possível observar fragmentação do colágeno, deposição de melanina e hemossiderina, surgimento de telangiectasias, infiltrado de leucócitos polimorfonucleares, de linfócitos e de histiócitos.

Como consequência do eritema ab igne, já foram observadas bolhas, atrofia, hiperpigmentação residual, carcinoma epidermoide e queratoses. Em raros casos, podem ser vistos psoríase, líquen plano e lúpus no local da lesão.

O tratamento é feito utilizando-se cremes à  base de fluorouracil. Esta pode ser útil para inibir o metabolismo de queratinócitos displásicos. Além disso, é importante manter distância de fontes de calor, para que seja possível que a lesão desapareça progressivamente. Caso a exposição à fonte de calor não foi evitada, é possível que a lesão se torne permanente.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eritema_ab_igne
http://www.scielo.br/pdf/abd/v86n1/v86n1a18.pdf
http://www.scielo.br/pdf/abd/v80n2/en_a10v80n02.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!