Melasma

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Dermatologia, Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Melasma é um distúrbio de pigmentação da pele caracterizado por manchas de cor marrom-claras a escuras que surgem, predominantemente, em áreas do rosto (maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior e têmporas) expostas ao sol, podendo surgir também no antebraço.

Ocorre com maior frequência nas mulheres, acometendo apenas 10% da população masculina. Quando as manchas surgem no período gestacional, recebe o nome de cloasma. Esse distúrbio é uma consequência do aumento de melanina na pele.

Existem diversas causas que resultam no melasma, dentre elas as que têm destaque são o fator genético e alterações hormonais (gravidez, uso de anticoncepcionais, entre outros). No entanto, é fundamental que haja a presença da radiação ultravioleta e, com menor intensidade, o infravermelho, sendo que essas radiações são provenientes não apenas do sol, mas também de outras fontes de calor.

Quando o melanócito (célula responsável pela produção da melanina) prolifera exacerbadamente, ou então produz mais melanina do que o normal, ocorre o aumento da pigmentação em certas regiões do corpo. O melasma não causa nenhum problema ao organismo do indivíduo acometido, interfere apenas na estética do paciente.

Existem três tipos diferentes de melasma: superficial, profundo e misto, sendo que os dois últimos são de difícil tratamento.

Para evitar o surgimento desse problema, o mais importante é a consciência da proteção contra a radiação solar diariamente. Recomenda-se o uso de filtro solares potentes. Associado a isso, existem algumas medicações para o tratamento das manchas, geralmente com produtos despigmentantes, aplicadas na pele; quando associados com algum ácido, a eficiência desses despigmentantes aumenta. No entanto, o tratamento varia com o caso do paciente, sendo determinado pelo médico dermatologista.

O tratamento pode ser muito demorado e difícil, e muito depende da colaboração do paciente. Quando ocorre durante o período gestacional, pode regredir após o parto, sem que haja a necessidade da realização de nenhum tratamento, mas pode ser reativado durante futuras gestações.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Melasma
http://www.melasmabrasil.com.br/
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/cloasma.shtml
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?281
https://web.archive.org/web/20170919061612/http://www.denisesteiner.com.br:80/derma_estetica/melasma.htm
https://web.archive.org/web/20130507103135/http://fromyourdoctor.com/topic.do?title=Melasma&t=2022

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!