Verruga

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Dermatologia, Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Verruga é um pequeno tumor benigno da pele causado pela infecção de determinadas estirpes do Papillomavirus. Alguns sorotipos desse agente etiológico são uma importante causa de certos tipos de cancro (tumor) maligno, como o cancro do colo de útero e o cancro do pênis.

As verrugas de pele são muito comuns, sendo que quase todos os adultos já devem ter apresentado algum episódio durante a vida. Sua transmissão se dá pelo contato direto com pessoas contaminadas, bem como é  possível a transmissão por fômites.

As verrugas viras podem apresentar-se de diferentes formas. São elas:

O diagnóstico é feito por meio da análise de amostras das lesões à microscopia óptica. As células acometidas apresentam aspecto característico. A detecção do seu DNA através do PCR também  é útil.

O tratamento é feito por meio da remoção da verruga que pode ser cirúrgica (eletrocuagulação ou curetagem), pela cauterização química (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões), pela criocirurgia (congelamento das lesões utilizando-se o nitrogênio líquido) ou pela administração local de substâncias conhecidas como imunomoduladores, usada no tratamento de verrugas resistentes ao tratamento convencional.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Verruga
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/verruga.shtml
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?453

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!