Miopatia Peitoral Profunda

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças animais
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A miopatia peitora profunda, também denominada doença do músculo verde, trata-se de uma desordem poligênica, caracterizada pela necrose do músculo supracoracóide de frangos de corte e de perus comerciais.

A causa desta moléstia é a isquemia local, resultante do exaustivo trabalho de melhoramento genético dessas aves, visando selecionar animais que possuem musculatura peitoral altamente desenvolvida. A limitação física imposta pela fáscia muscular leva à diminuição da oxigenação muscular durante a expansão do músculo que ocorre quando realizados exercícios físicos intensos, uma vez que durante estes a musculatura chega a aumentar 20% de seu tamanho original. Consequentemente, há destruição da arquitetura miofibrilar, condição irreversível e, por fim à necrose e degeneração muscular.

Clinicamente, esta desordem quase não leva a problemas, uma vez que não se encontra associada a nenhum agente infeccioso, ocasionando somente a estética da carne, fator que resulta em perdas econômicas em decorrência da condenação da carcaça ou da peça no abate. A musculatura afeta geralmente exibe colocação que varia de amarelo claro a verde-azulado, bem como uma textura fibrosa e seca, com aspecto edematoso.

Esta moléstia foi descrita pela primeira vez nos Estados Unidos, em Oregon, em criações de perus fêmeas com mais de 10 meses de idade. No Brasil, a miopatia peitoral profunda representa um problema real na linha de abate de frangos, levando a perdas econômicas consideráveis.

Fontes:
http://www.vetbiblios.pt/AVICULTURA/AVI_docs/miopatia_peitoral_profunda.pdf
http://www.aviagen.com/assets/Tech_Center/BB_Foreign_Language_Docs/Portuguese/junho2008-miopatiapeitoralprofunda.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!