Síndrome de Prune-Belly

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças congênitas, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Prune-Belly, também conhecida como síndrome de Eagle-Barret, ou ainda, síndrome do abdômen de ameixa seca, trata-se de uma uropatia fetal, de etiologia ainda não elucidada, caracterizada por uma tríade de anomalias congênitas, que inclui: ausência ou deficiência da musculatura abdominal; o não desenvolvimento testicular; expansão anormal da bexiga em associação com problemas no trato urinário superior.

Estima-se que afete 1 a cada 35.000 a 50.000 indivíduos nascidos vivos, sendo que a maciça parte dos casos (95%) ocorrem no sexo masculino. Contudo, mulheres também podem nascer com esta síndrome, manifestando anomalias na genitália externa. É frequente que portadores deste transtorno morram ainda dentro do útero da mãe, ou até mesmo alguns meses após nascer.

Embora a etiologia ainda não tenha sido esclarecida, existem duas hipóteses:

As manifestações clínicas encontradas nesta síndrome englobam:

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!