Acalasia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças digestivas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A acalasia é um distúrbio esofágico neurogênico, de etiologia desconhecida, que afeta o mecanismo de funcionamento da cárdia (esfíncter esofágico inferior), resultando em dificuldade de passagem de alimento do esôfago para o estômago, podendo evoluir para dilatação esofágica.

O termo acalasia possui origem grega e significa privação de relaxamento (a + chálasis). O primeiro quadro clínico desse distúrbio foi descrito por Thomas Willis, no ano de 1664. Já em 1821, Purton fez uma descrição bem minuciosa do quadro. Em 1882, Mikulicz descreveu a natureza da obstrução atribuindo-a a espasticidade da cárdia, utilizando um esofagoscópio. No ano de 1915, o termo acalasia foi utilizado por Sir Arthur Hurst, após realizar estudo com radiografias baritadas em pacientes portadores de disfagia. Carlos Chagas, no ano de 1916, ao estudar o Trypanossoma cruzy, atribuiu o “mal do engasgo” ao mesmo agente etiológico da doença que recebeu o seu nome.

A acalasia ocorre devido a uma falha no relaxamento da cárdia, juntamente com a dismotilidade do corpo esofagiano, ou seja, não há a produção de movimentos peristálticos, gerando uma dificuldade de passagem do alimento pela transição esofagogástrica sem que haja uma estenose verdadeira, orgânica ou compressão extrínseca.

Normalmente a acalasia surge entre os 20 a 40 anos de idade. Os principais sinais clínicos desta disfunção são:

O diagnóstico pode ser feito por meio de exame e histórico clínico. No entanto, como essa doença apresenta sintomas semelhantes a outras patologias que acometem o esôfago, faz-se importante a realização de exames de imagem, como por exemplo, endoscopia digestiva alta e raio-x contrastado do tubo digestivo alto. O segundo exame em questão mostra a ausência de contrações peristálticas progressivas durante a deglutição, porém evidencia a doença apenas quando já há dilatação do esôfago.

O principal método de diagnóstico é a manometria esofágica, onde os achados mais comuns são:

O tratamento desta doença inclui mudanças no modo de vida, fármacos, cirurgia, entre outros. Os mais utilizados são: dilatação esofágica com balão, bloqueio neuromuscular da cárdia com injeção intramuscular de toxina botulínica realizada por meio de endoscopia digestiva alta e a miotomia cirúrgica, sendo este último tratamento o mais eficaz ainda dentre os conhecidos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acalasia
https://web.archive.org/web/20120514140220/http://gastronet.com.br/acalasia.htm
https://web.archive.org/web/20090903103208/http://www.virtual.epm.br:80/material/tis/curr-med/temas/med3/t3a_2000/Caso09/acalasia.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!