Afasia de Wernicke

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A afasia de Wernicke, também chamada de afasia fluente, consiste em uma desordem da linguagem oral e escrita, resultando em uma comunicação imprecisa, consequente de uma lesão neurológica.

São diversos os fatores que podem levar a esta desordem, como inflamação no canal auditivo, lesão neurológico resultante de traumatismo craniano encefálico e/ou problemas vasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC).

A lesão que leva à afasia de Wernicke varia e é encontrada no lobo temporal posterior do cérebro.

Dentre as manifestações clínicas estão:

Para diagnosticar a afasia de Wernicke é preciso seguir parâmetros, sendo que existe uma bateria de testes internacionais para a avaliação desta perturbação da linguagem.

O tratamento desta perturbação é feito através de exercícios de linguagem oral e escrita, sendo que as sessões devem ser planejadas com antecedência, levando em consideração as particularidades de cada individuo.

A batalha de um indivíduo afásico em tentar fazer os outros compreenderem a mensagem que querem passar, requer uma grande dispêndio de energia, tornando-se muito frustrante, podendo levar à depressão e até tentativas de suicídio.

Nos dias de hoje existem diversos grupos de apoio compostos por profissionais que visam maximizar os recursos, ampliar as capacidades diminuídas e minimizar o impacto psicossocial nos portadores desta desordem e em seus familiares.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Afasia_de_Wernicke
http://psychology.about.com/od/windex/g/def_wernickesap.htm
http://www.sci.uidaho.edu/med532/wernickes_aphasia.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!