Angioedema Adquirido

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

angiodema pode ser de dois tipos: adquirido (AEA) ou hereditário (AEH).

O angioedema adquirido é raro, sendo que existem manos de 50 casos relatados na literatura. Assim como o angioedema hereditário (AEH), apresenta duas formas diferentes. São elas:

Os achados clínicos encontrados na AEA são semelhantes aos encontrados na AEH, com exceção da freqüente presença da doença no histórico familiar. Para fazer a diferenciação do AEA do AEH, é se faz necessária a avaliação da dosagem da fração C1q do complemento, o qual encontra-se reduzido no AEA, bem como os níveis de C2, C4 e C1-INH.

O tratamento deve relacionar-se com a doença envolvida. Todavia, quando o paciente apresentar episódios constantes ou graves de angioedema, certos fármacos podem ser receitados, como o danazol.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Angioedema
https://web.archive.org/web/20090225105738/http://drashirleydecampos.com.br:80/noticias.php?noticiaid=6332&assunto=Alergia
https://web.archive.org/web/20120612190647/http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pcdt_angioedema_livro_2010.pdf
http://boasaude.uol.com.br/realce/emailorprint.cfm?id=14640&type=lib

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!