Cisto do Ducto Tireoglosso

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças congênitas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O cisto do ducto tireoglosso, também chamado somente de cisto tireoglosso, trata-se de um transtorno congênito decorrente de problemas durante o fechamento do ducto tireoglosso e produção de muco por parte das células mucosas dessa estrutura durante o período embrionário.

O ducto tireoglosso consiste em uma estrutura transitória, que normalmente desaparece após a migração da tireoide. Contudo, quando persiste, resulta no surgimento de um cisto, que pode situar-se em qualquer ponto entre o forame cego e a glândula tireoide.

Representa 70% das anomalias congênitas da região cervical e costuma aparecer após os 5 anos de idade.

Na maior parte dos casos (75%), o cisto do ducto tireoglosso localiza-se abaixo do osso hioide. Possui consistência cística, firme, indolor e movimenta-se durante a deglutição ou movimento da língua. Contudo, em 25% dos casos, pode apresentar-se na forma de fístula e/ou abscesso, drenando secreção purulenta juntamente com secreção viscosa.

O diagnóstico é clínico. A ultrassonografia da área, bem como a cintilografia da tireoide podem complementar o diagnóstico, excluindo a possibilidade de tireoide ectópica.

O problema é resolvido por meio de um procedimento cirúrgico, denominado cirurgia de Sistrunk, em homenagem ao cirurgião que a descreveu em 1920, na qual é feita a ressecção completa do cisto e de seu trajeto fistuloso, além da remoção da parte central do osso hioide, visando prevenir o surgimento de infecções. Caso o cisto esteja infectado, o tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios, bem como drenagem do abscesso.

Após o procedimento cirúrgico de Sistrunk, pode haver recorrência do cisto (5% dos casos). A evolução para a malignidade pode ocorrer em 1% dos casos.

Fontes:
http://cirurgiapediatricacuritiba.wordpress.com/duvidasfrequentes/doencas-da-face-e-regiao/cisto-tireoglosso/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cisto_tireoglosso

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!