Cisto Mixóide

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O cisto mixóide é oriundo de uma alteração degenerativa do tecido conjuntivo da pele, juntamente com síntese a exacerbada de ácido hialurônico, resultando em uma lesão cística. Sua etiologia ainda é desconhecida, mas acredita-se na possibilidade de ser conseqüência de um trauma local.

O quadro caracteriza-se por lesão nodular, cística, de aparência translúcida, que aumenta de tamanho gradativamente, estando habitualmente localizada na última falange dos dedos das mãos ou dos pés. Quando incrustada próxima a matriz da unha, a lesão pode gerar alterações no seu formato.

O tratamento é feito por meio da drenagem e destruição do leito do cisto ou ressecção cirúrgica da lesão. Existe uma técnica alternativa baseada na transfixação do cisto com fios cirúrgicos, deixados no local por 2 a 3 semanas, causando a involução da lesão. Por haver a possibilidade da ocorrência de infecções, e também, em conseqüência do trabalho necessário para evitá-la, esta técnica demanda cuidados especiais, devendo ser procedida apenas por profissionais habilitados.

Fontes:
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/cisto_mixoide.shtml
http://www.health-portal.net/doena/alfabtica/index_prt.html?disease=9850
http://www.marianehanna.com.br/modules/content.php?act=1&spc_cod=68

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!