Corioamnionite

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Inflamações
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A corioamnionite consiste em uma inflamação das membranas fetais (âmnio e córion) causada por uma infecção bacteriana.

Esta patologia é pouco frequente, sendo observada em 1% a 2% da totalidade das gestações, sendo bem mais comum em partos prematuros, uma vez que esta afecção pode levar à bacteremia materna, resultando em parto prematuro e uma infecção severa no nenonato. Raramente é causada por uma propagação hemátogena de bactérias. Habitualmente é resultante de uma infecção ascendente da vagina para o útero.

Apesar de nem sempre a corioamnionite levar a sintomas, algumas gestantes com a patologia podem apresentam as seguintes manifestações clínicas:

O diagnóstico desta patologia normalmente é feito por meio das manifestações clínicas em associação com o exame físico. Resultados alterados do exame de sangue materno podem indicar a presença de bacteremia. Além disso, também é possível fazer o exame do líquido amniótico que aponta a presença de bactérias em casos de infecção. Exames ultrassonográficos podem ser utilizados para verificar a saúde do feto.

O tratamento da corioamnionite depende do estado de saúde da gestante, da progressão da infecção, da tolerância materna a certos fármacos e das expectativas de evolução da patologia. Subsequentemente ao diagnóstico deve ser administrado antibiótico na gestante. Em muitos casos é necessário induzir o parto para prevenir complicações futuras e, após o parto, o uso de antibiótico deve perdurar por um determinado período. Sempre que possível, recomenda-se realizar o parto vaginal para evitar a contaminação da cavidade abdominal durante um procedimento de cesariana. Contudo, caso haja complicações durante o parto, a última se faz necessária.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Chorioamnionitis
http://emedicine.medscape.com/article/973237-overview
http://my.clevelandclinic.org/healthy_living/pregnancy/hic_chorioamnionitis.aspx

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!