Cretinismo

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O cretinismo é uma doença mental causada por hipotireiodismo congênito.

Durante o desenvolvimento do feto e do recém-nascido, a ausência de tiroxina (hormônio produzido na tireóide), resulta em retardo do desenvolvimento cerebral. Geralmente isso é decorrente de um defeito durante a formação da glândula, mas também pode ser devido à deficiência enzimática em um dos pontos do processo de síntese do hormônio em questão, consequente de uma deficiência do elemento iodo na alimentação, essencial para a produção da tiroxina. Uma vez que haja déficit desse elemento no organismo, não haverá fornecimento materno ideal do mesmo para o feto, resultando no cretinismo.

Dentre as manifestações clínicas, podem estar presentes: macroglossia, espessamento da pele, crânio proporcionalmente maior do que o resto do corpo, apetite reduzido, constipação, batimentos cardíacos alterados, anemia, dormência e formigamento das mãos e pés, inchaço das pernas, retenção de líquido (especialmente em volta dos olhos), entre outros sintomas.

Além do retardo mental, como consequência da doença quando esta não é tratada, o indivíduo pode apresentar nanismo, insuficiência da tireóide e subdesenvolvimento dos órgãos genitais.

A prevalência dessa doença é de 1:3.000 nascimentos, sendo possível identificá-la por meio do teste do pezinho. Logo após o nascimento, o recém-nascido apresenta funções normais, pois sua deficiência foi suprida com hormônios provenientes da mãe. Contudo, algumas semanas após o nascimento, iniciam-se os sintomas que levam a sequelas irreversíveis. Deste modo, a realização desse teste logo após o nascimento é de fundamental importância, uma vez que a doença leva um tempo para manifestar-se, podendo então ser prevenida.

É importante também ressaltar que a gestante consuma sal iodado, o que pode não ocorrer em áreas montanhosas, distantes do mar e, quando a mesma apresentar hipotireoidismo, este último deve ser tratado previamente à concepção.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cretinismo
http://www.tireoide.org.br/cretinismo-e-mixedema/
https://web.archive.org/web/20150117071849/http://www.tuasaude.com:80/cretinismo/
http://www.saudedicas.com.br/doencas/cretinismo-183002

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!