Deficiência de Glicose-6-fosfato desidrogenase

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A deficiência glicose-6-fosfato desidrogenase consiste em uma deficiência enzimática genética comum, que apresenta um quadro clínico bem heterogêneo, variando de assintomático até anemia hemolítica crônica ou aguda, colecistite, icterícia e granulomatose crônica.

A glicose-6-fosfato (G-6-PD) é uma enzima que possui um papel fundamental no metabolismo eritrocitário, tanto na captação de energia a partir da glicose, quanto na proteção contra a ação de agentes oxidantes.

Até o momento foram identificadas mais de 400 variantes genéticas da deficiência de G-6-PD, sendo que as de maior importância são:

Estima-se que esta patologia acomete cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente indivíduos do sexo masculino, uma vez que esta eritroenzimopatia apresenta um padrão de herança ligado ao cromossomo X.

Um estudo apontou que no Brasil, a incidência da deficiência de G-6-PD é de 3% a 10%, variando com o sexo, etnia e região da população. Dessa porcentagem, relatou-se que 95% a 99% apresenta a variante africada (G-6-PD A).

Tipicamente, os portadores desta patologia são assintomáticos, apresentando sintomas apenas quando expostos a uma situação de estresse. Os sintomas mais comumente observados são: anemia hemolítica em decorrência do uso de medicamentos (sulfas e sulfonas, antimaláricos, nitrofuranos, certos analgésicos e antipiréticos), infecção ou ingestão de fava e icterícia neonatal.

A hemólise normalmente aparece após 2 ou 3 dias do início do uso do medicamento, predominando no meio intravascular, sendo caracterizada pela hemoglobinúria. Diversos fatores influenciam na suscetibilidade e gravidade da hemólise, além da variante enzimática presente, como: integridade metabólica da hemácia; dose; absorção, metabolismo e excreção do medicamento; efeito do medicamento ou seu metabolismo na atividade enzimática; idade do paciente; distinções genéticas na farmacocinética.

A icterícia neonatal é uma complicação comum da deficiência de G-6-PD e costuma aparece no primeiro ao quarto dia de vida.

O diagnóstico é laboratorial e deve incluir exames para a confirmação da anemia, da hemólise e a determinação da atividade da G-6-PD eirtrocitária, porém este exame deve ser feito fora da crise hemolítica.

O tratamento baseia-se no afastamento do fator desencadeante da hemólise e, de acordo com as manifestações clínicas, pode ser realizada a fototerapia para recém-nascidos (icterícia neonatal), além de transfusão de hemácias. Outros cuidados devem ser tomados, como o monitoramento das funções cardíaca, pulmonar e renal, bem como o tratamento de infecção, caso a mesma esteja presente.

Fontes:
http://www.sbac.org.br/pt/pdfs/rbac/rbac_38_01/rbac3801_14.pdf
http://www.newslab.com.br/ed_anteriores/79/art03/art03.pdf
http://www.hermespardini.com.br/atual_manual/pdf_genetica_novos_exames/Deficiencia_de_Glicose_6-Fosfato_Desidrogenase_(G6PD)_Estudo_Genetico.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!