Dermatite herpetiforme

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Dermatite herpetiforme, também conhecida como doença de Duhring-Brocq, é  uma afecção cutânea benigna, caracterizada por uma erupção papuvesicular crônica e sensação de queimadura intensa e prurido. É considerada uma variante da doença celíaca, na qual o paciente exibe lesões de pele pruriginosas, além de intolerância permanente ao glúten.

Dentre os fatores que exercem importante papel no surgimento dessa doença, encontram-se: fatores genéticos, condição imunitária e sensibilidade ao glúten. Todavia, a real causa ainda não foi elucidada.

Acomete 10 pessoas em cada 100.000, mais comumente entre a segunda a quarta década de vida, afetando mais homens do que mulheres (2:1). É mais observada em indivíduos brancos do que em negros, sendo extremamente rara na população japonesa.

Na maior parte dos pacientes, anteriormente às lesões, surge a sensação de queimação ou prurido em um determinado local, sendo que, deste modo, os pacientes podem identificar com antecedência o sítio de uma nova lesão.

As lesões primárias são pleomórficas, com aspecto de pápulas eritematosas, originando placas de aparência urticariforme, simétricas, com tendência a agrupar-se, o que lhe confere o aspecto herpertiforme. O continuo surgimento e desaparecimento dessas lesões pode levar à hiperpigmentação ou hipopigmentação.

Comumente, surgem na região extensora dos antebraços, joelhos e cotovelos, bem como couro cabeludo, nuca, pregas axilares, ombros, nádegas e região sacra. É infreqüente o acometimento de mucosas e, quando ocorre, indica prognóstico ruim. Também podem estar presentes anomalias no aparelho gastrointestinal, devido á intolerância ao glúten.

O diagnóstico é feito por meio de uma biópsia que é encaminhada para histopatologia. Este procedimento deve ser realizado em uma lesão cutânea recente, não vesiculosa (clinicamente). Por meio de observação ao microscópio pode observar-se inicialmente uma coleção de neutrófilos na papila dérmica, que formam microabscessos de Pierard e, por conseguinte, podem aparecer eosinófilos. Nas lesões mais antigas, pode visualizar-se a formação de bolhas primariamente multiloculares e subepidérmicas.

Também pode ser realizado o exame de imunofluorescência direta em amostras colhidas da lesão.

O tratamento é feito com uso de alguns medicamentos e regime alimentar livre de glúten. Existem evidências de que a dieta deve ser mantida indefinidamente, pois a volta do consumo ao glúten geral em alguns pacientes, novas lesões cutâneas. Dentre os medicamentos normalmente utilizados estão a sulfapiridina e a dapsona, que somente controlam a doença, sem curá-la.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20200703220803/http://www.riosemgluten.com:80/dermatite_herpetiforme.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dermatite_herpetiforme
http://www.acelbra.org.br/2004/dermatite.php
http://www.tuasaude.com/dermatite-herpetiforme/
https://web.archive.org/web/20100125021006/http://www.emmanuelfranca.com.br:80/doencas/doencas90_dermatite_herpetiforme.html
http://www.manualmerck.net/?id=222&cn=1815

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!