Discite

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Inflamações
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A discite é uma inflamação dos discos intervertebrais, que acomete especialmente crianças, mas também pode afetar adultos.

Não se chegou a um consenso até hoje sobre sua etiologia. Contudo, muitos acreditam ser resultantes de uma infecção. É provável que a infecção ocorra em um dos platôs vertebrais e, por conseguinte, passa a acometer o disco. A bactéria mais comumente implicada na discite é o Staphylococcus aureus.

A primeira manifestação clínica dessa afecção é a dor. Esta, por sua vez, pode ser local, variando de moderada a severa, agravando-se com a realização de qualquer movimento da coluna. A dor pode também propagar-se para abdômen, quadril e pernas. Alguns pacientes podem apresentar sintomas radiculares, como fraqueza e dormência, além de febre e calafrios.

Os exames envolvidos no diagnóstico dessa afecção são: radiografia da coluna lombo-sacra, ressonância magnética e exames de sangue. As radiografias laterais da coluna evidenciam uma aproximação do espaço discal com o platô da vértebra contígua; todavia, o exame mais útil para a identificação da infecção no espaço discal, é a ressonância magnética.

O tratamento adequado para essa afecção tem sido amplamente discutido. A maior parte da comunidade médica recomenda imobilizar a coluna com órteses (coletes). Outros médicos acreditam que também deve ser feito o uso de antibióticos, pois o quadro clínico mais provável é que haja a presença de uma infecção bacteriana do disco. Existe a possibilidade de realização de uma biópsia; no entanto, este procedimento não é indicado para crianças, apenas para jovens e adultos, principalmente quando há a suspeita do envolvimento desses pacientes com drogas, o que ampliaria o leque de possibilidade da presença de outros microorganismos além do S. aureus.

Há  a possibilidade do tratamento cirúrgico, sendo que este é indicado apenas quando o diagnóstico for inconclusivo, especialmente em casos de suspeitas de tumor; descompressão da estrutura neural quando houver associação com abscesso epidural ou compressão por todo tecido inflamado, fraqueza, dormência e alterações da bexiga ou do intestino; drenagem de abscessos e, em raros casos, para fundir a coluna instável.

Fontes:
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v51n2/24403.pdf
https://web.archive.org/web/20090225072247/http://www.colunars.com.br:80/coluna.asp?texto=3.3&link=2
http://www.dorlombar.com/discite-osteomielite-vertebral.html
http://www.neuro.pucpr.br/index.php?system=news&news_id=551&action=read
Ilustração: http://ajns.paans.org/article.php3?id_article=160

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!