Ectrópio Uterino

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O ectrópio uterino, popularmente chamado de “ferida no colo do útero”, consiste em um processo inflamatório que pode surgir durante a adolescência, devido ao uso de anticoncepcionais, na gestação e pós-parto, ou ainda, em decorrência de transtornos ginecológicos não tratados.

Esta condição pode ser assintomática. Contudo, em certos casos, pode ocasionar aumento de secreção vaginal (corrimento), ligeiro sangramento durante o ato sexual, ou ainda, dor no baixo ventre.

O diagnóstico comumente é alcançado por meio da colposcopia. Deve ser colhido um fragmento da mucosa lesionada para realização de exame citológico, visando investigar se há ou não a presença de células pré-cancerosas ou células já cancerígenas.

De acordo com especialistas, a cauterização, método até então muito utilizado para o tratamento do ectrópio uterino tem caído em desuso, pois estão surgindo novas formas de tratamento. Nos casos do ectrópio ser decorrente de uma patologia, deve ser tratado de acordo com a causa. Quando resultante do uso de anticoncepcionais, não é necessário que seja feito um tratamento específico, somente a suspensão ou troca do medicamento.

Fontes:
http://www.autores.com.br/2009110625351/artigos-cientificos/ciencias-biologicas/lesoes-pre-invasoras-do-colo-uterino.html
http://www.drcarlos.med.br/artigo_011.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!